O quão aerodinâmica é a minúscula GoPro HERO4 Session?

GoPro: HERO4 Session and the Specialized Wind Tunnel Video Thumbnail
O mais novo integrante da linha de produtos da GoPro, a HERO4 Session, não possui mais o formato retangular e estreito em profundidade, virou praticamente um cubo. Com largura correspondente à sua própria lente, a nova câmera perdeu em tamanho mas não em performance.

Com formas mais compactas, a GoPro HERO4 Session diminui o arrasto aerodinâmico, se comparada com as tradicionais GoPro cinzas, mas o quanto é este ganho? A Specialized levou uma de suas bicicletas, uma unidade do modelo Venge, com uma GoPro HERO4 Session instalada no guidão, até um túnel de vento, para descobrir.


A Specialized Venge, sem nenhum acessório instalado, durante testes anteriores de seu protótipo, registrou um arrasto aerodinâmico de 79,5 watts. Já na aferição realizada com uma GoPro HERO4 Session montada no guidão, a 45 km/h, registrou um acréscimo de menos de 1 watt de drag, mais precisamente, foram 0,8 watt de arrasto, registrando-se um total de 80,3 watts.

Já quando a GoPro HERO4 Session estava posicionada na parte traseira do selim, o resultado foi uma diminuição de 0,1 watt de arrasto aerodinâmico em relação ao teste anterior, ou seja, 80,2 watts de drag.

Os mesmos testes já foram realizados em outra oportunidade, desta vez usando uma GoPro HERO4 tradicional, em formato retangular. O arrasto aerodinâmico total foi de 82 watts, ou seja, o acessório adicionou 2,5 watts de drag à Specialized Venge.

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