30 de outubro de 1938: o dia em que os marcianos "invadiram" o planeta Terra

War Of The Worlds - Mercury Theatre On The Air - Orson Welles Radio Broadcast 1938
O "Mercury Theatre On The Air", programa da rádio CBS, famoso nos Estados Unidos da América durante a década de 1930, apresentava histórias dramáticas semelhantes às radionovelas brasileiras. A diferença está no formato dos textos apresentados, que, no caso do programa americano, era baseado em livros e peças de teatro.

No dia 30 de outubro de 1938, um episódio especial de Halloween trouxe a história do livro "Guerra dos Mundos" (War Of The Worlds), de H. G. Wells. A adaptação da obra literária para o rádio foi dirigida e interpretada por Orson Welles.

A rádio CBS interrompeu a programação normal para transmitir uma suposta notícia extraordinária. Os marcianos invadiam a Terra em cilindros metálicos e iniciaram o extermínio da raça humana.

As primeiras duas partes da transmissão de 60 minutos foram uma simulação de boletins noticiários. No entanto, muitos ouvintes não começaram a ouvir o programa desde o início, e como não perceberam que se tratava de uma narrativa fictícia baseada em um livro, eles começaram a acreditar que os Marcianos estavam realmente invadindo o planeta Terra.

A CBS estimou que o programa foi ouvido por seis milhões de pessoas, e aproximadamente metade delas sintonizou o rádio quando o programa já havia começado, por isso, perdeu a introdução que informava tratar-se de uma obra de ficção.

O fato de o programa "Mercury Theatre On The Air" ser transmitindo sem intervalos comerciais, somando-se ao realismo da interpretação de Orson Welles e aos bons efeitos sonoros, fez com que, pelo menos, 1,2 milhão de pessoas acreditou ser um fato real, e meio milhão teve certeza de que o perigo era iminente, o que levou ao pânico à população de New Jersey, Newark e Nova York, e a repercussão da transmissão nos ouvintes foi debatida..

No entanto, nos dias seguintes à transmissão do programa, houve indignação generalizada. O fato do "Mercury Theatre On The Air" ter utilizado um formato de transmissão de boletins noticiários fez com o programa fosse acusado de crueldade enganosa por alguns jornais e figuras públicas, gerando um protesto contra os autores da transmissão. Com tudo isso, o episódio tornou Orson Welles famoso.

Caso você tenha ficado curioso para ouvir outros episódios deste programa, há um site que disponibiliza os áudios para download. Basta acessar www.mercurytheatre.info.

Postar um comentário