30 de outubro de 1938: o dia em que os marcianos "invadiram" o planeta Terra

War Of The Worlds - Mercury Theatre On The Air - Orson Welles Radio Broadcast 1938
O "Mercury Theatre On The Air", programa da rádio CBS, famoso nos Estados Unidos da América durante a década de 1930, apresentava histórias dramáticas semelhantes às radionovelas brasileiras. A diferença está no formato dos textos apresentados, que, no caso do programa americano, era baseado em livros e peças de teatro.

No dia 30 de outubro de 1938, um episódio especial de Halloween trouxe a história do livro "Guerra dos Mundos" (War Of The Worlds), de H. G. Wells. A adaptação da obra literária para o rádio foi dirigida e interpretada por Orson Welles.

A rádio CBS interrompeu a programação normal para transmitir uma suposta notícia extraordinária. Os marcianos invadiam a Terra em cilindros metálicos e iniciaram o extermínio da raça humana.

As primeiras duas partes da transmissão de 60 minutos foram uma simulação de boletins noticiários. No entanto, muitos ouvintes não começaram a ouvir o programa desde o início, e como não perceberam que se tratava de uma narrativa fictícia baseada em um livro, eles começaram a acreditar que os Marcianos estavam realmente invadindo o planeta Terra.

A CBS estimou que o programa foi ouvido por seis milhões de pessoas, e aproximadamente metade delas sintonizou o rádio quando o programa já havia começado, por isso, perdeu a introdução que informava tratar-se de uma obra de ficção.

O fato de o programa "Mercury Theatre On The Air" ser transmitindo sem intervalos comerciais, somando-se ao realismo da interpretação de Orson Welles e aos bons efeitos sonoros, fez com que, pelo menos, 1,2 milhão de pessoas acreditou ser um fato real, e meio milhão teve certeza de que o perigo era iminente, o que levou ao pânico à população de New Jersey, Newark e Nova York, e a repercussão da transmissão nos ouvintes foi debatida..

No entanto, nos dias seguintes à transmissão do programa, houve indignação generalizada. O fato do "Mercury Theatre On The Air" ter utilizado um formato de transmissão de boletins noticiários fez com o programa fosse acusado de crueldade enganosa por alguns jornais e figuras públicas, gerando um protesto contra os autores da transmissão. Com tudo isso, o episódio tornou Orson Welles famoso.

Caso você tenha ficado curioso para ouvir outros episódios deste programa, há um site que disponibiliza os áudios para download. Basta acessar www.mercurytheatre.info.

Nenhum comentário:

Postar um comentário