Na 22ª e última etapa do Tour, Vincenzo Nibali chegou a Champs-Elysées com sete minutos e 52 segundos de vantagem sobre o francês Jean-Christophe Peraud na classificação geral, a maior diferença de um campeão do Tour sobre o segundo colocado desde 1997, quando o alemão Jan Ullrich venceu com nove minutos e nove segundos de vantagem sobre o francês Richard Virenque.
Quem venceu a última etapa do Tour de France 2014, percurso de 131 km entre Évry e Paris, foi o alemão Marcel Kittel, com o tempo de três horas, vinte minutos e 50 segundos, conseguindo seu quarto triunfo neste Tour, empatando com Nibali em número de vitórias em todo o Tour.
O italiano, da equipe Astana, completou o Tour em 89 horas, 59 minutos e seis segundos, contra 90 horas, seis minutos e 43 segundos de Péraud, da AG2R, e 90 horas, sete minutos e 21 segundos de Thibaut Pinot, da FDJ.FR. Um dos favoritos ao título, o espanhol Alejandro Valverde, da Movistar, ficou na quarta posição geral, com tempo total de 90 horas, oito minutos e 46 segundos.
Com a conquista, Nibali se igualou ao belga Eddy Merckx, aos franceses Bernard Hinault e Jacques Anquetil, ao espanhol Alberto Contador e ao italiano Felice Gimondi, que venceram as principais voltas ciclísticas, o Tour de France, o Giro d'Itália e a Volta da Espanha. Nibali venceu o Giro d'Itália em 2013, e a Volta da Espanha em 2010.
"É uma alegria imensa, estou tremendo todo", disse o pai do ciclista, Salvatore Nibali, quando seu filho cruzou a linha de chegada. Vincenzo é o primeiro italiano a vencer o torneio em dezesseis anos, após a vitória de Marco Pantani.
Postar um comentário