O valor gasto pela compra do WhatsApp é bem acima do normalmente praticado por Mark. Apesar disso, é apenas 10% do valor de mercado da rede social, cerca de 170 bilhões de dólares, o maior já atingido em seus dez anos de existência.
O Facebook cresceu tanto porque conseguiu vender anúncios com base muito segmentada, com a sua massiva adoção nas plataformas móveis, área que representa a maior tendência industrial nos últimos anos.
Durante apresentação no Mobile World Congress, Mark Zuckerberg falou sobre o projeto internet.org, que tem como objetivo levar conexão de internet a um bilhão de pessoas. Segundo Zuckerberg, isto foi o que o impulsionou a compra do aplicativo WhatsApp.
No entanto, grande parte dos 1,23 bilhões de usuários do Facebook passa por um período em que se afasta da rede social e passa a usar outras plataformas, como o SnapChat, que recusou uma oferta de três bilhões de dólares do Facebook, e o próprio WhatsApp.
Ao observar este crescimento, o Facebook adquiriu o WhatsApp, um investimento para se proteger do crescimento de uma concorrente, que pode se evoluir e se tornar a nova grande rede social. Claro que a disputa com outras grandes corporações não pode ser descartada, pois houve rumores de que o Google teria oferecido dez bilhões de dólares pelo WhatsApp.
A proposta mais tentadora (ou a única), quatro bilhões de dólares em dinheiro e outros doze em ações do Facebook, fez o WhatsApp mudar de dono. Além dos antigos proprietários ganharem um cargo no conselho do Facebook, e da expectativa do aplicativo não ter seu funcionamento interrompido ou alterado, mais precisamente, inserção de anúncios.
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