Champion desenvolve sistema de ignição com ionização da mistura ar-combustível

Champion’s Parent Company Federal-Mogul Developing Ionizing Ignition System called Advanced Corona Ignition System (ACIS)
A Federal-Mogul, empresa proprietária da Champion, está trabalhando em um novo tipo de ignição que usa ionização controlada para queimar a mistura a mistura ar-combustível. A ideia é relativamente simples: as velas de ignição comuns produzem uma faísca de 1 mm de diâmetro, o que faz com que não haja queima adequada na maior parte do cilindro.

Já o Advanced Corona Ignition System (ACIS), produzido pela Federal-Mogul, promete maior controle da queima da mistura ar-combustível, produzindo mais potência. Isso é obtido através de uma rede de íons (plasma), que o sistema produz na câmara de combustão, e que pode chegar a 25 mm de diâmetro.

A nova vela de ignição, do mesmo tamanho da tradicional, consiste de duas peças. Um indutor e quatro eletrodos emitem um campo elétrico que realiza a ignição da mistura ar-combustível até criar uma rede de íons carregados (plasma). A injeção direta possibilitou uma distribuição mais controlada da mistura ar-combustível à câmara de combustão. Já o Advanced Corona Ignition torna o processo que queima mais preciso.
 ACIS ignitor tip vs. traditional spark plug
O processo de ignição pode ser otimizado para diversas misturas de combustível, e, aliado à injeção direta, cria uma melhor queima de combustível. A Federal-Mogul estima que a sua tecnologia pode aumentar a economia de combustível e diminuir as emissões de CO2 em mais de 30%.

O Advanced Corona Ignition System precisa de uma central eletrônica adicional para controlar as suas velas de ignição. Além disso, é preciso testes para verificar a eficiência e durabilidade do sistema. Outro problema é o custo, por causa da complexidade das velas.

No entanto, os pesquisadores da Federal Mogul dizem que a baixa produção de calor e erosão elétrica não são um problema, e que as velas podem ser desenvolvidas para serem um componente que possa ter uma vida útil indeterminada.

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