Hoje, pelo menos catorze pessoas estão envolvidas em um pit stop, que frequentemente realizam seu trabalho em três segundos. Uma sincronia quase coreógrafa é exigida dos mecânicos, para fazer valer a pena o esforço do piloto na pista.
Nas imagens acima e abaixo, estão representados com cores os integrantes da equipe, suas atribuições e o tempo médio em que cada um realiza sua tarefa.
- Um integrante da equipe remove a roda (verde).
- Outro integrante já coloca uma roda com pneu novo e pré-aquecido (laranja).
- O homem da parafusadeira a ar recoloca a porca, fixando a roda, logo após, levanta o braço, dando o sinal de que está tudo OK no seu lado do carro (azul claro).
- Os mecânicos responsáveis por erguer o carro do chão o colocam novamente em condições para relargar (vermelho).
- Durante o tempo de parada, alguns integrantes da equipe estão responsáveis por fazer pequenos ajustes na asa dianteira, remover detritos das entradas de ar do veículo, e até mesmo trocar o volante do carro. Estas tarefas podem custar alguns décimos de segundo, por isso, só são executadas se necessário (amarelo).
- O lollipop man (mais conhecido como "homem do pirulito") é o mecânico-chefe, que, através de instruções fixas em uma placa de duas faces amparada por uma barra, ordena o piloto a frear e engatar a primeira marcha (azul escuro). Algumas equipes já substituíram este integrante da equipe com um sistema de luzes, semelhante a um semáforo.
Três deles cuidam da carroceria, sete ficam no pit wall e observam a telemetria do carro, dezenove trabalham na garagem, cinco ficam num centro de computadores, nove cuidam dos motores, dois verificam os KERS, e outros são responsáveis pela hospitalidade e relações públicas.
Além disso, a Red Bull leva junto à equipe um DJ!
Postar um comentário