Lance Armstrong é expulso do ciclismo e perde seus sete títulos da Volta da França

Em uma conferência de imprensa, em Genebra, Suiça, após a ánalise do relatório feito pela Agência Americana de Antidoping (USADA), a União Ciclística Internacional (UCI) decidiu banir oficialmente Lance Armstrong do ciclismo, além de retirar do atleta os sete títulos da Volta da França.

"Armstrong não tem lugar no ciclismo. Algo como isto não pode acontecer novamente. Confirmo que não haverá apelação à Corte Arbitral do Esporte e que reconhecemos a sanção imposta pela Usada. A UCI proibirá que Armstrong compita e retirará todos os seus sete títulos da Volta da França", disse Pat McQuaid.

Desde 2005, Lance Armstrong é acusado de se dopar e de utilizar diversas maneiras de acobertar as infrações. A Agência Mundial Antidoping tem 21 dias para decidir se vai recorrer da sentença, caso contrário, o caso será encerrado.

Lance Armstrong, além de perder os sete títulos da Volta da França, conquistados nos anos 1999 a 2005, deve ter sua medalha de bronze nas Olimpíadas de Sydney 2000. O Comitê Olímpico Internacional está avaliando o caso. Apesar de jurar inocência, Lance já desistiu de tentar se denfender e perdeu oito patrocínios nos últimos meses. O americano também deixou a presidência da entidade que combate o câncer, a Livestrong, fundada pelo próprio.
DERROCADA DE LANCE ARMSTRONG 1999-2005 Vence por sete vezes a Volta da França 9 de julho Entra com um processo contra a USADA ao alegar que as acusa-ções da agência violam o seu direito de ter um julgamento justo. 23 de Agosto Anuncia que não vai continuar sua luta contra a USADA 29 de junho de 2012 Anuncia as acusaçções de doping contra Armstrong Acusações: manipulação de sangue, fazendo parte de uma "conspiração de doping" entre 1998 e 2001 10 de Julho Expulsa de maneira vitalícia três ex-parceiros de equipe de Armstrong por "doping sistemático" Faz uma petição para ver a juris-prudência do processo de Armstrong contra a USADA 23 de Agosto Faz uma alegação sobre a jurisprudência das acusações da USADA Chefe da UCI diz que AmIstrong terá os eus sete titulo cassados, sendo banido para o resto da vida do ciclismo 17 de Agosto Se mostra contraria à USADA e apoia a UCI na questão juridica 20 de Agosto Recusa o processo de Armstrong contra a USADA
O assunto foi capa dos sites dos principais jornais internacionais. "Sete Tours de mentira", publica o jornal espanhol Marca. Com títulos consecutivos entre 1999 e 2005, Armstrong era o maior ganhador do evento em todos os tempos. O também espanhol diário Sport destaca que "a UCI sanciona Armstrong pela vida inteira", enquanto que o Mundo Deportivo resume: "Armstrong, privado de suas sete Voltas da França".

Na França, o L'Équipe estampa "Armstrong privado de seus títulos". Já o diário Le Parisien titula "A UCI retira as sete Voltas da França de Armstrong", acompanhado pelo Le Figaro, que destaca "Volta da França: Armstrong perde seus sete títulos", e pelo Le Monde: "Lance Armstrong privado de seus títulos pela UCI".

Na Itália, os jornais Gazzetta dello Sport e La Stampa publicam uma das declarações de McQuaid nesta segunda, dizendo que o americano "não tem lugar no ciclismo". Já o jornal La Repubblica noticia: "A Federação de Ciclismo cancela a carreira de Armstrong".

Na Inglaterra, o tabloide inglês The Sun estampa "Fim do caminho". Já o Daily Mail cita a "humilhação final para o enganador Lance Armstrong". Nos Estados Unidos, a decisão da UCI está na capa do New York Times, e ainda lembra que o órgão "ratificou o dossiê" da USADA, que publicou um documento, contendo o testemunho de 26 pessoas, incluindo 15 ciclistas, alguns fora de atividade, que forneceram material para o relatório que reconhece o doping de Lance Armstrong.

Onze ex-companheiros de Armstrong, entre eles, George Hincapie, Floyd Landis e Tyler Hamilton, deram evidências que levaram a agência a citar o "mais sofisticado, profissional e bem sucedido programa de doping que o esporte já viu" e a ordenar a desconsideração dos resultados dos 14 anos de carreira de Armstrong.

Armstrong, 41 anos, aposentou-se em 2005 e retornou ao ciclismo em 2009, despedindo-se novamente no início do ano passado. Ele sempre se declarou inocente e ressaltou que em toda a carreira nunca testou positivo em um exame antidoping, porém, disse em 23 de agosto de 2012 que não iria mais se defender das acusações da USADA, considerando injusto o modo como a entidade dirigia o processo relacionado ao assunto.

Postar um comentário