Como funciona o turbo de geometria variável?

VNT (Variable Nozzle Turbine) Turbo - Volvo 5-cylinder Common Rail Diesel - Volvo Car Corporation
O turbocompressor possui o propósito de aumentar a potência do propulsor, utilizando-se da força gerada pelos gases de escapamento para entrar em funcionamento. Uma turbina é acionada por eles, e aciona outra, que impulsiona o ar atmosférico, comprimindo-o, para dentro da câmara de compressão.

Dependendo do tamanho do turbocompressor, ele pode demorar mais tempo para atingir a rotação necessária para produzir alta pressão, por isso, há um maior ou menor efeito da chamada "inércia da turbina", mais comunente conhecido como "lag". Quanto menor o turbo, menor o lag, mas será também menor o ganho de torque pelo motor.

Uma solução adotada recentemente é o VTG (Variable Turbine Geometry), que altera a direção do fluxo dos gases de escapamento, a fim de melhorar a resposta da turbina. Esse turbo tem palhetas móveis, comandadas por um atuador pneumático, que são ajustadas para que maximizar o efeito do fluxo de monóxido de carbono.

Essas palhetas são feitas de uma liga de aço/níquel/cromo, chamada Inconel, para que possam funcionar a temperaturas da ordem de 1.000 °C. Em situações de baixa rotação, as palhetas se fecham, mandando menos ar à turbina. Quando o motor está em altas rotações, elas se abrem, para aumentar o fluxo do ar.

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