Cadel Evans é o campeão do Tour de France 2011


O australiano Cadel Evans, da equipe BMC, conquistou pela primeira vez na sua carreira o título do Tour de France, a prova mais importante do ciclismo mundial, após 21 etapas. A penúltima etapa, disputada neste sábado, coroou o australiano, que ficou em segundo na prova e conquistou o Tour por antecipação.

Os irmãos Andy e Frank Schleck, de Luxemburgo, completaram o pódio. O espanhol Alberto Contador, tricampeão da prova, ficou em quinto na classificação geral. Evans, com três pódios no Tour, tornou-se o primeiro ciclista australiano a vencer o "Grande Boucle".

Quem venceu a prova deste domingo, percurso de 95 km entre Créteil e Paris, na Champs-Elysées, foi o britânico Mark Cavendish, da HTC-Highroad, com o tempo de 2h27min02s, à média de 38,8 km/h. É tradicional a etapa de consagração ser realizada em ritmo de passeio desde o inicio, onde os vários vencedores recebiam os parabéns dos outros ciclistas e de vários integrantes da organização. Quando a Torre Eifel ficou visivel aos ciclistas, a corrida adquiriu um ritmo intenso de competição.

Cadel Evans conseguiu terminar com segurança a última etapa e manteve, como era esperado, a sua vantagem de 1 minuto e 34 segundos para Andy Schleck, da Leopard Trek, tornando-se o primeiro ciclista não europeu ou norte-americano a conquistar a Volta da França.

Com a vitória na última etapa, Mark Cavendish manteve a camisa verde, com uma grande vantagem, ficando pela primeira vez no topo da classificação por pontos, depois de perder esta camisa três vezes consecutivas. Além dessa conquista, o britânico conta agora com vinte vitórias no seu currículo da Volta da França, e cinco só nesta edição do Tour.

Samuel Sanchez, da Euskaltel-Euskadi, foi coroado o Rei da Montanha, enquanto o francês Pierre Rolland, da Europcar, conquistou a camisa branca, premiada ao melhor jovem. A Garmin-Cervelo conquistou a liderança por equipes.

Depois de dois segundos lugares em Paris e de muitos anos de azares durante a Volta da França, o australiano Cadel Evans finalmente conquistou a Volta da França, a mais importante e desejada vitória da sua carreira.

Um comentário:

  1. Ciclismo é coisa de doido... Se faz um esforço do caramba e depois ainda se posa para fotos com leãozinho...

    ResponderExcluir