4RM: o sistema 4X4 da Ferrari FF explicado


Quando a Ferrari disse que o sistema 4RM de tração integral do shooting brake FF tem metade do peso de um sistema 4X4 convencional, havia um mistério a ser revelado. Na edição 2011 do Salão de Genebra, o diretor técnico da marca do cavallino rampante, Roberto Fedeli, esclareceu as dúvidas.

A ideia parece simples: há uma caixa de câmbio sobressalente na frente do motor! Sim, há um sistema de transmissão para as rodas dianteiras do FF, utilizando até 20% dos 504 lb-ft de torque gerados pelo V12 de 651 CV. Impulsionada por uma engrenagem cônica, localizada fora do virabrequim, a transmissão dianteira é um conjunto de engrenagens helicoidais (como em um câmbio manual convencional) com duas velocidades para a frente e ré.

Como pode uma caixa de duas velocidades na dianteira trabalhar em conjunto com uma caixa de sete velocidades na traseira? Bem, a primeira marcha do câmbio dianteiro possui relação 6% mais longa que a segunda da transmissão traseira, e a segunda marcha da frente é 6% mais longa que a quarta da traseira. Por sua vez, ambas as marchas a ré são idênticas.

Assim, a primeira marcha da transmissão dianteira cobre a primeira e segunda marchas do câmbio traseiro, e a segunda marcha da frente cobre a terceira e a quarta da traseira. O sistema de tração integral não funciona quando o carro está engrenado a partir da quinta marcha, mas a Ferrari diz que a força entregue 100% nas rodas traseiras é facilmente "domada" pelos pneus traseiros. Além disso, a empresa acrescenta que o sistema serve apenas para tornar o FF mais utilizável em diferentes condições, cumprindo a missão do carro, que é poder ir a qualquer lugar.

A força gerada pela transmissão dianteira é distribuída eletronicamente, através de duas embreagens hidráulicas, uma para cada roda. Dependendo da patinagem das embreagens, a velocidade das rodas dianteiras pode igualar a das traseiras. Além disso, o sistema também pode usar vetorização de torque para distribuir energia entre as rodas.

O 4RM faz tudo isso e pesa menos de 40 Kg, cerca de metade de um sistema de tração integral convencional.

Clique na imagem acima para visualizá-la em maior resolução.

Um comentário:

  1. É a Ferrari e suas invenções,mas ficou legal!!!
    Fabiani C Gargioni #26

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