Saab Variable Compression


O Saab Variable Compression é um novo conceito de motor, feito pela fabricante de carros sueca, que pode reduzir o consumo de combustível em até 30% sem perda de performance.

O motor Saab SVC foi apresentado em 2000 e ganhou vários prêmios na Europa. Trata-se de um propulsor 1.6 de cinco cilindros, cujo bloco foi dividido em duas partes. A de cima engloba o cabeçote com cilindros integrados, e pode alterar sua inclinação em relação à parte de baixo, que abriga o virabrequim e os pistões, para modificar o volume das câmaras de combustão.

O motor varia sua taxa de compressão de acordo com as condições de dirigibilidade e exigências do motorista. Em velocidades moderadas, o uso de uma taxa de 14:1 proporciona mais eficiência, torque e economia. Jà com carga total, a taxa seria reduzida a 8:1, para evitar a detonação prematura do combustível, mais conhecida com o termo "batida de pino".

No SVC, a variação seria controlada pela ECU, com base nos parâmetros de rotação e carga do momento, além da qualidade do combustível. Como se trata de um motor de pequena cilindrada, a sobrealimentação, um compressor de alta pressão com 2,8 bar que seria acionado apenas sob demanda, foi utilizada para fazer o pequeno 1.6 SVC produzir até 225 CV de potência e 31 kgfm de torque.

Postar um comentário