a-Ha: pop norueguês que influenciou algumas bandas de metal

O a-Ha, trio norueguês formado por Morten Harket (vocais), Paul Waaktaar Savoy (guitarra) e Magne Furuholmen (teclados), influenciou algumas importantes bandas de metal e abriu as portas para as bandas da Noruega, país onde a maior exportação cultural é o estilo Black Metal.

O guitarrista Silenoz, do Dimmu Borgir, afirmou, em uma entrevista para a revista Roadie Crew, que gosta de algumas coisas antigas do a-Ha, e reconhece o talento dos músicos, especialmente Morten Harket, que para ele é um vocalista fenomenal. "Além disso, eles abriram várias portas para bandas norueguesas", afirma Silenoz.

Andre Matos, um dos maiores nomes do metal brasileiro, também é um grande apreciador do a-Ha. Além de considerar o Morten um ótimo vocalista, também considera todos os integrantes grandes compositores.

Para comprovar a influência do a-Ha no metal, serão citado alguns exemplos, a começar pela banda de metal extremo norueguesa Susperia, formada pelo Tjodalv, ex- baterista do Dimmu Borgir, que lançou, em 2005, o álbum "Devil May Care", que contém um excelente cover da música "The Sun Always Shines On TV".

Outra que gravou este clássico do a-Ha foi a banda alemã de Gothic/Death Metal Atrocity. A música faz parte do "Werk 80 II", álbum de covers de hits dos anos 80.

O Vision Divine, banda italiana de power metal, que conta com o vocalista Fabio Lione, do Rhapsody OF Fire, gravou uma versão da música "Take On Me", um dos maiores hits de todos os tempos. Outro grupo italiano de metal que executou este grande clássico do a-Ha foi o Sadist. A música encontra-se na versão japonesa do disco Crust, lançado em 1997.

No álbum "Rethroned", do Northern Kings, banda finlandesa, composta por Jarkko Ahola (Teräsbetoni), Marco Hietala (Tarot, Nightwish), Tony Kakko (Sonata Arctica), Juha-Pekka Leppäluoto (Charon), encontra-se também o cover de "Take On Me".

Aqui no Brasil, o Hydria, banda carioca de metal sinfônico, costuma tocar em seus shows a música "Stay On These Roads", e esta canção é muito bem aceita pelo público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário