Carro voador I-Tec Maverick é certificado


O I-Tec Maverick é um buggy criado por Steve Saint, que é dono da I-Tec, uma redução em inglês para "centro de educação e tecnologia para povos indígenas". Missionário cristão, Saint fundou a empresa para resolver os problemas tecnológicos para as tribos isoladas da América Central e do Sul, e passou seis anos trabalhando no Maverick.

O veículo é movido por um motor Subaru de 2,4 litros e 170 CV, e conseguiu sua primeira certificação da agência de aviação civil dos EUA. O Maverick pode atingir 100 km/h em menos de quatro segundos. Quando a asa de tecido é armada em um mastro de 6,7 metros, ele levanta voo.

Depois de anos em testes, a FAA certificou em setembro o Maverick como um "para-quedas motorizado". Isso é diferente do Terrafugia e similares, que são classificados como aviões apropriados para circular em estradas.

Saint afirma que, como o Maverick precisa de apenas 100 metros para decolar, ele pode ajudar o trabalho dos pilotos missionários e as tribos da floresta a serem auto-suficientes sem mudar o modo de vida. O preço estimado para construção independente é de 80.000 dólares, mas Steve espera vender algumas unidades para pilotos amadores.

Postar um comentário