A Nissan apresentou no Japão um novo sistema de segurança desenvolvido pela própria montadora, que faz com que o veículo freie automaticamente na iminência de uma colisão.
O recurso batizado de “assistência para prevenção de colisões frontais” foi instalado em um modelo da Infiniti. O sistema funciona por meio de um radar instalado no para-choque frontal do carro, que monitora a presença de obstáculos à frente do veículo.
Quando o sistema julga que o automóvel precisa desacelerar, ele emite um alarme e empurra levemente o pedal do acelerador para cima, ao mesmo tempo em que pressiona o pedal do freio de forma suave. Caso o condutor não reaja para evitar a colisão, o sistema atua de maneira mais severa até parar o carro completamente, ao mesmo tempo em que aumenta a força exercida no cinto de segurança do motorista.
Em uma demonstração realizada no laboratório de pesquisas da Nissan, o carro equipado com a novidade foi conduzido em direção a um obstáculo a 60 quilômetros por hora.
O radar identificou o objeto a uma distância de 60 metros e começou a atuar discretamente. Para demonstrar o funcionamento do sistema, o motorista não freou, forçando o sistema a entrar em ação incisivamente, até parar o veículo a dez metros do obstáculo. A frenagem não é acompanhada pelo som característico dos pneus em contato com o asfalto, já que a manobra foi planejada pelo sistema.
A novidade é semelhante a sistemas apresentados por outras montadoras, como a Volvo e seu City Safety. No entanto, a Nissan afirma que seu mecanismo funciona a uma velocidade de até 60 quilômetros por hora (o City Safety freia completamente o carro a até 15 km/h).
De acordo com a montadora, o sistema é fruto de um projeto que começou a ser desenvolvido em 1995, cuja intenção é reduzir pela metade a incidência de acidentes graves ou fatais envolvendo automóveis até 2015.
Outra tecnologia apresentada pela Nissan é uma espécie de evolução dos sensores de estacionamento. Ele emite um bipe sonoro cada vez que detecta a presença de um pedestre ou animal na direção em que o veículo está se movendo. Seu funcionamento está condicionado ao sistema de câmeras instalado em alguns modelos da marca, que exibe imagens de todos os lados do carro.
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