Safety Shield: sistema da Nissan que para o veículo automaticamente




A Nissan apresentou no Japão um novo sistema de segurança desenvolvido pela própria montadora, que faz com que o veículo freie automaticamente na iminência de uma colisão.

O recurso batizado de “assistência para prevenção de colisões frontais” foi instalado em um modelo da Infiniti. O sistema funciona por meio de um radar instalado no para-choque frontal do carro, que monitora a presença de obstáculos à frente do veículo.

Quando o sistema julga que o automóvel precisa desacelerar, ele emite um alarme e empurra levemente o pedal do acelerador para cima, ao mesmo tempo em que pressiona o pedal do freio de forma suave. Caso o condutor não reaja para evitar a colisão, o sistema atua de maneira mais severa até parar o carro completamente, ao mesmo tempo em que aumenta a força exercida no cinto de segurança do motorista.

Em uma demonstração realizada no laboratório de pesquisas da Nissan, o carro equipado com a novidade foi conduzido em direção a um obstáculo a 60 quilômetros por hora.

O radar identificou o objeto a uma distância de 60 metros e começou a atuar discretamente. Para demonstrar o funcionamento do sistema, o motorista não freou, forçando o sistema a entrar em ação incisivamente, até parar o veículo a dez metros do obstáculo. A frenagem não é acompanhada pelo som característico dos pneus em contato com o asfalto, já que a manobra foi planejada pelo sistema.

A novidade é semelhante a sistemas apresentados por outras montadoras, como a Volvo e seu City Safety. No entanto, a Nissan afirma que seu mecanismo funciona a uma velocidade de até 60 quilômetros por hora (o City Safety freia completamente o carro a até 15 km/h).

De acordo com a montadora, o sistema é fruto de um projeto que começou a ser desenvolvido em 1995, cuja intenção é reduzir pela metade a incidência de acidentes graves ou fatais envolvendo automóveis até 2015.

Outra tecnologia apresentada pela Nissan é uma espécie de evolução dos sensores de estacionamento. Ele emite um bipe sonoro cada vez que detecta a presença de um pedestre ou animal na direção em que o veículo está se movendo. Seu funcionamento está condicionado ao sistema de câmeras instalado em alguns modelos da marca, que exibe imagens de todos os lados do carro.

Talvez você também queira ver...

Postar um comentário