Equipes da F1 discutem "asa de ultrapassagem" para 2011

A Fórmula 1 está considerando a hipótese de criar uma regra para tornar as ultrapassagens mais fáceis. Na sexta-feira (11), no Circuit Gilles Villeneuve, em Montreal, Canadá, os diretores das dozes equipes da temporada 2010 concordaram em retirar os flaps ajustáveis das asas dianteiras dos bólidos.

Entretanto, esta funcionalidade seria apenas transferida para o aerofólio traseiro, de forma que a velocidade final em reta possa ser maior, quando os pilotos não estão "negociando" curvas. O mais intrigante nisto tudo é que somente o piloto que estiver tentando ultrapassar outro pode fazer uso desta alteração onboard.

Uma luz verde acenderia no painel do volante do piloto, quando estiver perto do que vem à sua frente, e isto seria o sinal para avisar da permissão para usar o "overtaking wing". Este sistema não estaria disponível nas três primeiras voltas da prova, mas poderia ser usado depois de um período de safety car.

"Por que precisaríamos de KERS? Estas asas traseiras ajustáveis seriam suficientes", disse Christian Horner, diretor da Red Bull Racing.

A Fórmula 1 ainda vai virar um Mario Kart...

Motorsport

Postar um comentário