Review de Filme - The Runaways - O Filme

O filme The Runaways, dirigido por Floria Sigismondi, estreou no dia 9 de Abril de 2010, nos Estados Unidos. A tão aguardada película sobre a história da banda homônima é um trabalho que merece ser visto, porém, não pinta um quadro completo sobre a banda e seus integrantes. O filme baseou-se no livro Neon Angel, da cantora principal, Cherie Currie, e, por isso mesmo, focaliza quase exclusivamente a sua perspectiva da banda e seus acontecimentos. Sendo assim, o filme focaliza primordialmente em Cherie e seu relacionamento com a colega de banda Joan Jett. Complementando o tripé, temos também a figura de Kim Fowley, apresentado como um misto de guru e vilão.

O que desagradou mesmo no filme foi a ausência da história dos outros integrantes do grupo. Lita Ford, a outra guitarrista da banda tem em sua carreira uma importância no cenário roqueiro equivalente ao que desfruta Joan Jett. Contudo, assim como as demais integrantes, são tratadas em terceiro plano (em segundo plano está Fowley). Pelo o que se sabe, não houve acordo ou tentativa de acordo para se ter os direitos de representação dos demais integrantes. Joan Jett que produz o filme chegou a declarar que nenhum personagem é baseado na verdadeira história de Fox e Ford. Segundo informações, criou-se o personagem fictício Robin, como forma de representar Micki Steele, baixista original do grupo que, na vida real, iria ressurgir da cena roqueira da California anos depois, como baixista dos Bangles.

Portanto o produto final que se tem é um filme essencialmente sobre Currie e Jett em seu período nas Runaways e não sobre o conjunto The Runaways em si. Recomenda-se assistir o filme como uma forma de introdução para a história de uma das mais importantes bandas a abrir o mercado roqueiro para o sexo feminino. Apenas Suzy Quatro teria importância de igual valor histórico. Mas fiquem avisados: o filme não conta nem metade da história.

A trilha sonora é boa, porém além de faixas gravadas pela banda The Runaways, há também aquelas gravadas pelas atrizes Kristen Stewart e Dakota Fanning. Edgeplay – A Film About The Runaways é outro filme sobre a banda que merece ser visto, escrito e produzido por outro ex-integrante da banda, Viki Blue, em 2004.



Ficha técnica da banda:

1975 - Formação inicial: Joan Jett, Micki Steele e Sandy West.

- 1ª formação completa: Cherie Currie, Joan Jett, Lita Ford, Peggy Foster e Sandy West

- 2ª formação: Cherie Currie, Joan Jett, Lita Ford, Jackie Fox e Sandy West

1978 - 3ª formação: Joan Jett, Lita Ford, Viki Blue e Sandy West

1979 – 4ª formação: Joan Jett, Lita Ford, Laurie McAllister e Sandy West

Atores do filme The Runaways:

Kristen Stewart (Joan Jett)
Dakota Fanning (Cherie Currie)
Michael Shannon (Kim Fowley)
Stella Maeve (Sandy West)
Scout Taylor-Compton (Lita Ford)
Alia Shawkat (Robin)
Riley Keough (Marie Currie)
Johnny Lewis (Scottie)
Tatum O'Neal (Cherie's Mom)
Brett Cullen (Cherie's Dad)

Whiplash

Postar um comentário