Test-Drive do Smart fortwo Cabrio, no Country Ville, em Santa Cruz do Sul




A convite da Savarauto, concessionária Mercedes-Benz de Porto Alegre, RS, estive no Country Ville, em Santa Cruz do Sul, RS, para conhecer os últimos modelos da marca alemã, e fazer um test-drive do minicarro Smart Fortwo Cabrio.

O cameraman era meu primo Guilherme, que acabou me entregando, dizendo que não possuo carteira de habilitação, falando que não posso frear com o pé esquerdo, mas, como o carro possui apenas dois pedais, por que tirar o pé do acelerador? Já com três pedais, é impossível não tirar o pé do acelerador para parar o carro...

Até hoje, não possuo habilitação para dirigir em via pública, mas não foi por falta de oportunidade, mas sim, de dinheiro. Mas, logo, logo, vou realizar o meu "sonho de independência de um garoto de 18 anos". Depois, só preciso do carro...



Mas, chega de desculpa, e vamos falar do carro...

O Smart é um carro muito bom de dirigir. Possui um motor 1.0 Turbo que produz 85 CV de potência e fica localizado na parte traseira do carro.

O radiador situa-se na frente do veículo, a fim de aproveitar a aerodinâmica produzida pela locomoção do carro para baixar a temperatura da água.

Com um câmbio de cinco marchas automatizado, é possível realizar as trocas com as borboletas no volante, sem precisar tirar a mão da direção. Apesar disso, o câmbio não é muito eficiente, e a cada subida de marcha, é necessário tiar o pé do acelerador, caso contrário, no momento em que a caixa de marchas é novamente embreada, o desagradável solavanco é inevitável. No entanto, as reduções de marcha são realizadas sem maiores problemas ou desconfortos.

No interior, um acabamento impecável! Os controles de ar condicionado, alavancas de freio de mão e de câmbio possuem um design único, fazendo jus ao carro que é o próprio diferencial materializado. A chave de ignição é inserida atrás da alavanca de marchas, uma alternativa para compensar a falta de espaço no painel, que possui os demais controles bem posicionados.

O painel é um caso à parte: o relógio e o tacômetro são localizados próximo ao para-brisa, na parte central do console, e na visão mais próxima do motorista, um velocímetro de fácil visualização, além dos indicadores de marcha atual, nível de combustível e configuração do câmbio em um mostrador digital.

O Smart é um carro designado para um público seletivo, feito para um proprietário de carro de luxo, não necessariamente um Mercedes-Benz, que quer um carro mais fácil de conduzir em vias urbanas durante a semana, e muito mais fácil de manobrar, mas que não abre mão da exclusividade no trânsito.

Um conversível divertido de guiar, tanto para quem gosta de esportividade e para os que preferem uma condução mais tranquila.


Talvez você também queira ver...

Postar um comentário