A asa traseira do McLaren MP4/25, explicada em detalhes




A asa traseira da McLaren MP4/25 passou ontem na inspeção da FIA e é considerada legal pelo regulamento, desta forma, pode ser "copiada" pelas outras equipes, caso seja um artefato que demonstre eficiência.

O vídeo, da Gazzetta Dello Sport, explica o conceito. A "barbatana de tubarão" possui um canalizador de ar, que vai da entrada de refrigeração do motor até a parte superior da asa traseira. Nas partes de maior velocidade do circuito, esta parte é responsável por "retirar" um pouco do ar que vem diretamente na asa traseira, diminuindo o downforce gerado e, consequentemente, arrasto, possibilitando uma maior velocidade final em reta.

Isto pode ser importante em circuitos como o do Bahrain, palco da estreia da temporada 2010 da Fórmula 1, no qual há quatro grandes retas e setores com muitas curvas de baixa velocidade.

Haviam suspeitas de que o controle do fluxo de ar pelo artefato pudesse ser controlado pelo piloto, gerando uma parte móvel não permitida pelo regulamento (a única possível são os flaps da asa dianteira).

Postar um comentário