BERU f1systems Factor 001: a bicicleta mais avançada do mundo




A BERU f1systems, localizada em Norfolk, Inglaterra, criou o Factor 001, que eles mesmos denominam "a primeira bicicleta projetada e produzida artesanalmente por engenheiros especializados em Fórmula 1". A Factor 001 tem seu preço inicial em 22 mil euros.

A bicicleta consiste de um monocoque (quadro) de fibra de carbono, completamente customizado para as características do proprietário. Como a bicicleta não condiz com muitas regras do ciclismo competitivo, os projetistas criaram um veículo que acelera rapidamente com o maior nível de estabilidade. A aparência da bicicleta também pode ser adaptada de acordo com o gosto do cliente, com seu nome sendo grafado no guidão.

"Quando projetamos o Factor 001, não nos limitamos às regras de construção de bicicletas especiais para ciclismo de estrada. Cada unidade leva uma semana para ser construída, e seis engenheiros participam do processo. Com uma produção limitada, esperamos que esta bicicleta torne-se um objeto de desejo de colecionadores", afirma o executivo da BERU, John Bailey.

No quadro da Factor 001 há sensores de carga, fios, baterias, cabos e sistemas de freio hidráulico altamente sofisticados. Com diversas partes eletrônicas, a bicicleta coleta dados sobre ergonomia, biometria e forças físicas, além de fatores externos e ambientais. Todos estes dados são mostrados numa tela de LCD, além de serem transferidos a um computador para futuras análises.

A BERU f1systems Factor 001 vem com discos de carbono-cerâmica e um sistema de câmbio eletrônico Shimano Di2. A versão com os aparatos eletrônicos adicionais custa 27 mil euros. Somente algumas centenas de unidades da bicicleta serão produzidas.


Talvez você também queira ver...

Postar um comentário