MCS (Multiply and Charge Suspension): amortecedor-gerador para recuperação de energia




Segundo cálculos, para cada 10 litros de combustível gasto, apenas 3 litros são aproveitados na propulsão e 7 são utilizados nos sistemas eletro-eletrônicos do veículo, sendo a maior parte desperdiçados.



José Vanderlei Taques observou que o trabalho dos amortecedores e da suspensão poderia gerar energia elétrica para acionar componentes de um veículo. Assim, ele criou o MCS (Multiply and Charge Suspension), um amortecedor eletromagnético que transforma o movimento da suspensão em energia elétrica, para posterior utilização em dispositivos do veículo, ou para suavizar o amortecimento dos impactos na suspensão.




Chamado popularmente como KERS Cargo, o MCS fica preso entre a suspensão e o chassi do veículo, sendo constituído por um gerador próprio e capaz de converter peso, potencia e energia a partir de 60 km/h.



O MCS pode converter até 80% do peso em energia elétrica. Taques está testando o sistema em sua picape Dodge RAM 2500 e destaca, como exemplo, um caminhão médio de 17 toneladas, equipado com o sistema. Segundo o inventor, o MCS poderia converter, a 60 km/h, energia equivalente a 133 kW (180 CV), praticamente a potência do caminhão.



Assim, o MCS pode acabar sendo uma grande vantagem para veículos híbridos dotados de baterias de níquel ou lítio, que poderiam armazenar a energia elétrica para ser depois utilizada pelo motor elétrico, no percurso urbano, em entregas e serviços.

Praticamente qualquer utilitário dotado de suspensão elevada e chassi, como a Dodge RAM do inventor, poderá receber o MCS. José Taques comenta que, se cada um dos 1,4 milhões de caminhões e utilitários que rodam pelo país adotasse o MCS, poderiam produzir em um ano, energia elétrica equivalente a 10 hidrelétricas de Itaipu.

Postar um comentário