Kimi-Matias Räikkönen - 17/10/1979

Kimi-Matias Räikkönen nasceu em Espoo, Finlândia, no dia 17 de outubro de 1979. Vem de origens humildes: seu pai, Matti, dirigia um trator e sua mãe, Paula, trabalhava em um restaurante. O garoto sonhava em pilotar carros, porém, as condições financeiras de sua família não permitiam que ele o fizesse.

Seus pais tinham de escolher entre construir um banheiro ou comprar um Kart para Kimi. Optaram pela segunda opção. Então, aos oito anos, o garoto começou a pilotar seu Kart e entrou nas primeiras provas. Alcançou bastante sucesso na Finlândia e no exterior. Em 1999, foi campeão finlandês de Kart.

Aos 19 anos, mudou-se para Inglaterra e fez os primeiros testes nos monopostos da Fórmula Renault inglesa. No mesmo ano, Räikkönen ganhou as quatro provas das séries de inverno, correndo com um Fórmula Renault da equipe Manor Motorsport.

No ano seguinte, venceu sete das dez provas do campeonato britânico, tornando-se campeão. Ganhou duas das três provas do campeonato europeu de Fórmula Renault.

Estes bons resultados chamaram a atenção dos responsáveis da equipe Sauber de Fórmula 1. O piloto fez alguns testes no circuito italiano de Mugello, com bons resultados, e Peter Sauber decidiu contratá-lo para a temporada seguinte.

Räikkönen, então com 21 anos, iniciava sua carreira na Fórmula 1. Com apenas 23 corridas de monopostos no seu currículo, ele conseguiu a licença especial da FIA. Logo na primeira prova do campeonato, alcançou o sexto lugar.

Em 2002, foi contratado pela equipe McLaren, onde correu até 2006, para substituir Mika Häkkinen, seu compatriota. Foi duas vice-campeão, em 2003 e 2005.

Em 2007, Räikkönen foi o primeiro piloto desde Nigel Mansell, em 1989, a estrear pela Ferrari com vitória. O finlandês sagrou-se campeão mundial em 21 de outubro do mesmo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário