Rui Villara Viotti (26/09/1929 - 07/09/2009)

Rui Villara Viotti nasceu em 26 de setembro de 1929, em Caxambu, Minas Gerais. Começou a carreira profissional como locutor, aos 15 anos, na Rádio Caxambu. Em 1949, decidiu vir com um amigo para o Rio de Janeiro, onde morou no bairro da Lapa, no centro da cidade.

Na mesma época, a Rádio Tupi abriu um concurso para encontrar um substituto para Ary Barroso. Concorreram 400 candidatos, em provas de leitura e dicção, de redação, de conhecimentos esportivos e testes em transmissões esportivas. Na etapa final do concurso, restaram três concorrentes: Rui Viotti, Alberto Figueiredo e Domingos Araújo. Ary Barroso acabou contratando os três. Começou participando das transmissões esportivas da rádio. Mas ficou pouco tempo na Tupi. Logo depois, transferiu-se para a Rádio Nacional e, em seguida, foi trabalhar na Rádio Tamoio, a tempo de participar da cobertura da Copa do Mundo de 1950, realizada no Brasil.

Rui Viotti também participou do início da implantação da televisão no Brasil. Em meados da década de 1950, conciliava o trabalho da rádio com o da TV Tupi. Chegou a exercer as funções de caboman e cameraman, até apresentar um programa com notícias esportivas no canal 6. Mais tarde, voltou para a Rádio Tupi, onde se tornou locutor dos jogos de domingo, no lugar de Ary Barroso. Desta vez, ficou durante 13 anos na emissora. Trocou a televisão pelo mercado publicitário, no qual atuou entre 1962 e 1966.

Logo depois, foi chamado para ocupar o cargo de diretor comercial da TV Rio. No início da década de 1970, foi o responsável pela cobertura dos jogos comemorativos pelo Sesquicentenário da Independência, realizado em várias cidades do país, como Manaus, Campo Grande, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A transmissão foi feita através de um pool formado pelas redes de televisão Tupi, Globo e Record.

Rui Viotti também passou pela TV Bandeirantes. Em seguida, voltou para a TV Tupi, em 1970, agora no cargo de diretor de programação. Em 1973, foi convidado por Walter Clark para assumir a direção de esportes da TV Globo, logo após a morte do jornalista Júlio De Lamare. Na emissora, foi um dos responsáveis pela criação do programa Esporte espetacular e pela organização da transmissão da Copa do Mundo de 1974, na Alemanha. A equipe de 13 pessoas era formada por profissionais como Geraldo José de Almeida, João Saldanha e Léo Batista.

Deixou a TV Globo em 1974. Na sua carreira, passou ainda pelas redes Bandeirantes e Record. Participou das transmissões de torneios de tênis pela TV Manchete e Rede TV! Em um dos seus trabalhos recentes mais marcantes, narrou as três conquistas do tenista Gustavo Kuerten no torneio de Roland Garros.

Rui Viotti morreu, aos 79 anos, em 7 de setembro de 2009, em São Paulo. Ele estava internado há dez dias, após sofrer uma infecção generalizada, e teve falência múltipla dos órgãos.


Postar um comentário