Dani California: a história do Rock no ritmo do videoclipe

Red Hot Chili Peppers - Dani California [Official Music Video] Video Thumbnail
Quando Elvis Presley apareceu rebolando na televisão ao som de um novo ritmo musical, poucos perceberam que estavam diante de uma verdadeira revolução cultural. De lá para cá, o Rock N' Roll passou por inúmeras fases e há até quem acredite que ele "morreu".

Concorde ou não, o fato é que o videoclipe do Red Hot Chili Peppers para Dani California, dirigido por Tony Kaye, mostra a história desse estilo musical, no ritmo de uma geração que aprendeu não só a ouvir música, mas também a vê-la na televisão.

Diferente do que costuma acontecer, a história do rock não é mostrada por meio de imagens de arquivos, mas, sim, por meio dos figurinos utilizados em diferentes momentos do vídeo pelos integrantes da banda californiana.

Logo no início, com a imagem em preto e branco, o vocalista Anthony Kiedis aparece usando um terno escuro e óculos, e com uma franjinha muito parecida com a que John Lennon usava no início da carreira dos Beatles. É só ele começar a balançar a cabeça para que a referência aos "reis do iê-iê-iê" se torne explícita.

Depois, Kiedis aparece descabelado e usando um bigodão e uma roupa toda colorida, quase um sósia de Jimi Hendrix, e seus colegas de banda parecem velhos hippies que tocaram no festival de Woodstock, na década de 70. É uma das melhores representações já vistas da geração "paz e amor".

Se a idéia é representar o universo pop dos anos 70, nada melhor do que recuperar a androginia de David Bowie e seu glitter rock, que, de certo modo, teve como precursores os Rolling Stones e, principalmente, seu líder Mick Jagger.

Por isso, o vocalista do Red Hot Chili Peppers realiza uma dança sensual, ao aparecer usando batom, cartola, sobretudo azul brilhante e uma gravata vermelha.

É claro que não podem ficar de fora as famosas bandas de heavy metal, com seu visual espalhafatoso, com direito a óculos de estrela, roupa brilhosa e cabelo duro.

O final dos anos 70 foi marcado por um dos movimentos mais importantes de contestação musical da história, o punk rock. Para homenageá-lo, a banda aparece de calça preta e camiseta branca. Era a onda do minimalismo. Pena que faltou, no figurino dos rapazes, os coturnos, as jaquetas pretas e os alfinetes espalhados por todo o corpo.

Nos anos 80, novas bandas de heavy metal melódico, como Guns N' Roses, Bon Jovi e Skid Row, fazem sucesso e, com um tanto de deboche, lá está Kiedis, de cabelo comprido, casaco com pele de animal, capa de seda, óculos escuros e fita branca amarrada na testa. Até os seus passinhos são idênticos aos de Axel Rose.

Claro que não poderia ficar de fora o metal farofa, com suas roupas de oncinha, bustiê, casaquinho azul e preto e peruca branca. Em mais uma brincadeira, o líder dos Chili Peppers dá saltinhos com o microfone e corre pelo palco.

Em seguida, ele retorna muito mais contido, sentado num banquinho, com uma calça jeans, um casaco verde claro e uma peruca loura, para parodiar o Unplugged do Nirvana. Está aí um marco de uma das mais importantes manifestações artísticas dos anos 90, o movimento grunge.

O Red Hot Chili Peppers ainda faz uma auto-paródia, ao aparecer sem camisa, com o corpo todo tatuado, de tênis, bermuda, camisa preta e gravata vermelha listrada, e se junta às atuais bandas de rock, como o Green Day.

Porém, não espere encontrar nesse videoclipe a linearidade histórica descrita acima. A opção do diretor Tony Kaye, conhecido pelo filme American History X, é por misturar todas as tendências e estilos do rock em cenas curtas e rápidas, e fazer com que o telespectador se divirta ao tentar identificar cada uma das bandas parodiadas. Melhor exercício de recuperação histórica, impossível.

Dani California vai mais longe. Ele utiliza um recurso que já está consagrado na história do videoclipe: a transformação dos músicos em personagens do vídeo. Valendo-se do milagre da tecnologia e de um recurso que, ao longo da história do videoclipe, se tornou cada vez mais eficiente, Dani California pode ser considerado uma importante evolução do gênero.

Dani California
Red Hot Chili Peppers
Stadium Arcadium
Warner Bros.
2006


Gettin' born in the state of Mississippi
Papa was a copper and mama was a hippie
In Alabama she would swing a hammer
Price you gotta pay when you pick the panorama
She never knew that there was anything more than poor
What in the world? What does your company take me for?

Black bandana, sweet Louisiana
Robbin' on a bank in the state of Indiana
She's a runner, rebel and a stunner
Oh her merry way sayin' baby whatcha gonna
Lookin' down the barrel of a hot metal forty five
Just another way to survive

California rest in peace
Simultaneous release
California show your teeth
She's my priestess, I'm your priest, yeah, yeah

She's a lover baby and a fighter
Shoulda seen her coming when it got a little brighter
With a name like Dani California
Day was gonna come when I was gonna mourn ya
A little loaded, she was stealin' another breath
I love my baby to death

Who knew the other side of you?
Who knew what others died to prove?
Too true to say good bye to you
Too true to say say say...

Push the fader, gifted animator
One for the now and eleven for the later
Never made it up to Minnesota
North Dakota man was a gunnin' for the quota

Down in the badlands she was savin' the best for last
It only hurts when I laugh
Gone too fast...

Postar um comentário