Alberto Contador é o campeão do Tour de France 2009

O espanhol Alberto Contador garantiu seu segundo título do Tour de France neste sábado (25) com uma forte e calculada etapa no Mont Ventoux, sendo capaz de superar todos os ataques do rival Andy Schleck, mantendo-se no topo do pódio hoje (26), em Paris.



A conquista deste Tour de France, com uma etapa de antecedência, é a quarta vitória seguida de Grand Tour, desde 2007, quando venceu o mesmo torneio pela primeira vez. Os outros tours vencidos por Contador foram a Vuelta a Espanha e o Volta ao Algarve.

O fato mais revelador de Contador neste Tor de France é a forma como conseguiu a vitória. Desde o contra-relógio, em Mônaco e Annecy, até a sua dominância nas montanhas, em Andorra Arcalis e Verbier, ele deu a impressão de que poderia ter tirado muito mais diferença para seus rivais. Contador pode parecer às vezes um garoto tímido, um pouco perdido na parte de trás do grupo formado pelo Astana Cycling Team, mas há uma grande força de caráter dentro dos 26 anos de idade de Alberto Contador. Caso contrário, ele simplesmente não poderia ter tido o preparo psicológico suficiente para dominar o Tour sete vezes dentro de sua própria equipe.



"Em 2007, foi muito difícil até a última etapa. Essa foi uma vitória física. Este ano, era necessário 'ter as pernas na corrida', mas também estar preparado mentalmente. 2007 foi fisicamente duro, 2009 foi muito difícil tanto física como mentalmente. Desde o começo da temporada, cheguei como favorito, e eu não podia contar com o elemento surpresa", disse Contador à imprensa.

Postar um comentário