Oliver Rolf Kahn - 15/06/1969

Oliver Rolf Kahn nasceu em Karlsruhe, Alemanha, no dia 15 de junho de 1969. É ex-jogador de futebol. Conquistou a Eurocopa de 1996 e foi vice-campeão da Copa do Mundo de 2002. Começou a jogar futebol aos dezessete anos na sua cidade natal, e com dezoito, integrou a equipe júnior do Karlsruher SC. No entanto, Kahn nunca fez a sua carreira a nível de seleções juvenis da Alemanha. A sua estréia na Bundesliga ocorreu quando já tinha vinte e um anos, mas desde cedo mostrou ser um goleiro promissor. Ao fim de três temporadas, já era considerado um dos melhores do país. Assim, em Outubro de 1993, quando tinha vinte e quatro anos, foi convocado pela primeira vez para a seleção alemã, embora não tenha chegado a entrar em campo.

No ano seguinte, foi convocado para participar da Copa do Mundo, nos Estados Unidos, mas ficou no banco de reservas. Na temporada 1994/1995 deixou o Karlsruhe para assinar contrato com o Bayern Munique, o mais conceituado clube da Alemanha. A sua transferência foi a mais cara envolvendo um goleiro.

Kahn assumiu logo a titularidade na equipe de Munique, mas, em novembro de 1994, uma lesão obrigou-o a parar por cinco meses. No entanto, mal regressou, encontrou logo a melhor forma e assumiu de novo a titularidade.

Assim, em junho de 1995, conseguiu finalmente representar pela primeira vez a Seleção da Alemanha, num jogo contra a Seleção Suíça. Na Eurocopa de 1996, na Inglaterra, e na Copa do Mundo de 1998, na França, mas acabou ficando na reserva. Só quando o goleiro titular da seleção, Andreas Köpke, anunciou a sua aposentadoria da seleção, após a Copa do Mundo de 1998, é que Kahn teve a oportunidade de assumir a titularidade da Alemanha.

Kahn teve a sua melhor fase na carreira em 2000, sendo eleito o melhor jogador do Campeonato Alemão e o melhor goleiro da Europa. Em 2001/2002, depois de conquistar, pelo Bayern de Munique, o quarto título Alemão, venceu também a Liga dos Campeões da UEFA.

Na Copa do Mundo de 2002, disputada no Japão e na Coréia do Sul, Kahn conseguiu um feito inédito: foi o primeiro goleiro a ser considerado o melhor jogador da competição. Kahn, em excelente forma, foi o principal responsável pela chegada da Alemanha à final da Copa, mas acabou perdendo para o Brasil. As suas boas atuações o levaram, em dezembro de 2002, a ser eleito pela FIFA o segundo melhor futebolista do ano, atrás do brasileiro Ronaldo.

Na Copa do Mundo de 2006, foi reserva da seleção durante quase todo o torneio, atuando apenas na disputa do terceiro lugar, contra Portugal. Kahn fez uma atuação discreta. O resultado desta partida foi 3 a 1 para a Alemanha.

Segundo o DVD FIFA Fever, que fala sobre a história do futebol, ele é o melhor goleiro de todos os tempos. Sendo considerado o goleiro mais completo da história do futebol.

No dia 17 de maio de 2008, Kahn se despediu como jogador profissional, com uma vitória do Bayern por 4 a 1 sobre o Hertha Berlin.

Talvez você também queira ver...

Postar um comentário