Internet 110V ou 220V

Finalmente, a Anatel regulamentou no Brasil a tecnologia para fornecimento de acesso à Internet pela rede elétrica, a conhecida como PLC (Power Line Communication) ou BPL (Broadband Power Line).

Nesta forma de acesso à Internet os dados são transmitidos através de cabos de fibra óptica até bem próximo a casa do assinante quando o sinal é transferido para a rede elétrica de baixa tensão. Dentro da residência o internauta tem acesso à Internet a partir de qualquer tomada disponível, basta utilizar um modem específico para este fim. O Computador é conectado ao modem através de um cabo de rede local Ethernet. A grande vantagem deste sistema é exatamente a possibilidade de utilizar qualquer tomada elétrica para ter acesso a grande rede.

Mas você pode estar se perguntando, o sinal da Internet não se mistura com o da rede elétrica? A separação entre os dois sinais acontece porque cada um é transmitido em uma frequência diferente exatamente como no acesso via TV a cabo onde a Internet compartilha com os canais de TV o mesmo cabo.

O BPL permite acesso à Internet a taxas de transmissão de até 40 Mbps mas é claro que a velocidade final vai depender do plano escolhido pelo assinante e a qualidade do provedor Internet.

As empresas Copel (Companhia Paranaense de Energia), Eletropaulo, Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), Escelsa (Espírito Santo Centrais Elétricas), CELG (Companhia Energética de Goiás) e Light foram as pioneiras nos testes desta tecnologia e em breve prometem o lançamento comercial do acesso Internet através da rede elétrica.

Mas o uso da BPL exige alguns cuidados para seu sucesso como por exemplo a impossibilidade de ligação do modem através de no-breaks, estabilizadores ou filtros de linha, pois este bloqueiam sinais da Internet. A instalação elétrica também precisa ter um mínimo de qualidade para evitar maus contatos. Durante os testes executados pelas concessionárias foram detectados casos de interferência na transmissão de dados quando eram utilizados eletrodomésticos como secador de cabelos ou liquidificador. Para evitar estas interferências a solução é instalar um filtro apropriado, colocado entre a tomada e o aparelho elétrico.

Uma dúvida muito comum dos Internautas é saber se o aceso à Internet pela rede elétrica vai aumentar a conta de energia. Não, pois os sinais da Internet são transmitidos em outra frequência não detectada pelo relógio medidor de consumo.

As perguntas que ficam são:

* Será que esta nova modalidade de acesso vai provocar a redução de custo para o Internauta? Não acredito que a tecnologia, por si só, vá reduzir os preços de acesso, mas se considerarmos que teremos novos concorrentes nesta área, aí, sim, poderemos ter valores mais accessíveis.

* Até que distância os sinais precisam ser transmitidos pela rede de baixa tensão até as fibras ópticas? Municípios do interior dos Estados poderão usufruir dessa tecnologia?

iMasters

Postar um comentário