GM cria plano para saldar dívida de US$ 27 bilhões

A General Motors anunciou nesta segunda-feira o plano definitivo de reestruturação para saldar a dívida de 27 bilhões de dólares, uma das principais exigências do presidente Barack Obama, para que os empréstimos de ajuda à montadora fossem liberados. Caso obtenha êxito, esta operação permitirá evitar uma declaração de concordata prevista para junho.

Dentre as medidas, estão fechar 50% das concessionárias até 2014 e extinguir a marca Pontiac em 2010. O plano ainda prevê 8 mil demissões até 2010. Até o fim do ano, serão tomadas decisões sobre as marcas Saab, Saturn e Hummer.

O pedido de concordata ganha cada vez mais força, mas a GM fará uma última tentativa até o dia 1º de junho, data limite imposta pelo Governo Federal para que medidas efetivas fossem tomadas. A empresa irá oferecer novas cotas de ações para seus credores, na tentativa de reduzir a dívida. Caso a maioria dos credores não aceite a oferta, a montadora não terá outra alternativa a não ser entrar em concordata em junho.

Sobre a venda da Opel, o presidente da GM, Fritz Henderson, disse que GM não ficará ausente da Europa. "Estaremos presentes em virtude de nosso investimento na empresa e seremos capazes de aproveitar esse investimento em termos de eixos motor, desenvolvimento de veículos e tecnologia", disse.


Postar um comentário