Livros de Geografia trocam países de lugar

Um mapa da América do Sul, distribuído para alunos da sexta série da rede pública de São Paulo, tem equívocos absurdos. São países trocados e localizações geográficas inexistentes.

A educação no Brasil anda mal. O país está classificado entre os que menos se preparam em matemática e ciências, por exemplo. Não é para menos: os professores ganham pouco e são mal preparados. Mas o que não se podia supor é que os livros contenham erros graves. Mudam até a geografia. São países trocados e nomes errados. Esses livros estão nas mãos de milhares de crianças e não serão recolhidos.

Milhares de estudantes da sexta série da rede pública estadual de São Paulo vão continuar usando um material que deveria ser didático. Muitos outros podem ser afetados, porque esses livros acabam em bibliotecas e são consultados por outras pessoas. Para alunos, pais e professores, trata-se de um absurdo. Para a secretaria de educação, foi um erro menor.

Bolívia e Paraguai são um país só? Existem dois Paraguais? Outro Paraguai aparece embaixo do Rio Grande do Sul, banhado pelo mar, como ele nunca foi. A geografia, às vezes, não tem limites. Assim é a América do Sul para o aluno de sexta série da rede pública estadual de São Paulo. Um mapa está impresso em um livro distribuído pela Secretaria da Educação como material de apoio.

“Parece que não houve revisão do material. Apesar de a gente tentar minimizar, como é que você inverte o Paraguai com o Uruguai colocando o nome do Paraguai dentro da Bolívia? Você acaba criando uma confusão, sobretudo, no aluno que está em processo de formação”, disse o professor de geografia Alexandre Zanin.

“Está faltando um país também. É difícil”, comentou o estudante João Gabriel Anchieta.

“Ninguém descobriu isso. Acho que é uma coisa de responsabilidade não só pelos alunos e para eles que estão vendo que está errado e não corrigem. Ele tem que aprender o certo, e não o errado”, reclamou a avó do estudante, Filomena Cabral Moreno.

“Ele atinge um público impensável. Mesmo aquele livro que está destinado a um aluno de sexta serie pode ficar depois numa biblioteca, ele pode atender a pesquisa de menino da quinta serie. Uma dona-de-casa pode ter uma informação. Multiplica-se esse erro, que parece pequeno, pelo número de alunos que vão usar esse livro hoje e tantos que possam ter acesso a esse livro durante anos seguidos. Um livro didático não pode ser um jogo de sete erros ou um complexo de pegadinhas”, observou a especialista em educação Silvia Gasparian Colello.

A equipe de reportagem do Bom Dia Brasil produção pediu uma entrevista à Secretaria Estadual de Educação, que preferiu enviar uma nota em que diz que os livros não serão recolhidos, porque os professores foram informados dos erros e devem avisar seus alunos. Ainda segundo a nota, esses erros ocorreram devido a falhas da Fundação Vanzolini, que fez os mapas e o projeto gráfico da cartilha.

A Fundação Vanzolini, também em nota, disse que a versão correta do mapa foi colocada na página da internet, que serve de comunicação entre os professores da rede estadual. Difícil é convencer pais e alunos dessa explicação.



"Loucura, insensatez, estado inevitável
Embalagem de iogurte inviolável
Fome, miséria, incompreensão,
O Brasil é Treta Campeão" (Mamonas Assassinas - Cabeça de Bagre II)

G1

Um comentário:

  1. realmente o Brasil tem sorte de ser mundialmente o que é tendo principalmente a educação e os incentivos q proporciona a população... e isso ainda aqui em SP, teóricamente um "modelo", imagina como deve ser no Ceará por exemplo? vergonhoso...

    então cara, o Flight 666 é um documentário, e documentários são meio 8 ou 80... ou gosta ou não... precisa ser fã realmente para gostar, se vc ta começando a ouvir agora, não tem outro melhor se ñ o Rock In Rio que tem extras legais e o set list é bem ecletico com musicas de todas as épocas do Maiden... vale a pena!

    não t recomendária, como não recomendo a ngm o Death on the Road que não passa de um caça-niqueis... pra se ter uma idéia o DVD é duplo, porém os dois contem o mesmo show e os mesmo extras... a diferença está em que um tem som stereo o outro dolby digital 5.1...

    bom mesmo é o Rock in Rio, mas se vc já curte, Live After Death é uma excelente aquisição, q por sinal eu ainda ñ fiz... hehehehe

    abs!!!

    ResponderExcluir