Impressões acerca da Pré-temporada 2009

A pré-temporada da Fórmula 1 2009 é, na minha opinião, a mais inconclusiva da história, visto que gerou mais incertezas do que respostas com relação ao desempenho que as equipes poderão ter ao longo do ano.

O regulamento mudou radicalmente, reduzindo custos e padronizando aspectos técnicos, colocando as montadoras quase ao nível dos "garagistas". Aliás, garagista mesmo, atualmente, só Frank Williams. Os restantes ou são marcas famosas de automóveis ou bilionários, sendo que nenhum destes empresários ricos está na Fórmula 1 para aventura. Vijay Mallya que o diga.

Dessa forma, está tudo muito emparelhado, os tempos, as formas dos carros, enfim, a Fórmula 1 "nivelou por baixo", como se diz no futebol.



Eu esperava mais da BMW Sauber. Começou a desenvolver seu bólido para 2009 primeiro, portanto, esperava que, pelo menos, ficasse em primeiro em alguns dias de testes. Será que estão escondendo o jogo? Olha que já vi isso deles no ano passado, tanto que, apesar de terem parado o desenvolvimento do carro de 2008 na metade da temporada, disputaram o título até a antepenúltima etapa. Para desespero de Robert Kubica.



A Renault talvez esteja para repetir a mesma performance que teve em 2008, pelos tempos que fizeram nos testes. Fernando Alonso até que tentou melhorar um pouquinho, mas Nelson Piquet Jr... se não mostrar serviço, perde seu lugar na Fórmula 1.

Fernando Alonso e Flavio Briatore falaram mal do carro na imprensa. Será que também estariam blefando?



A McLaren não está se achando. Lewis Hamilton chegou a sair pra fora da pista e atolar na caixa de brita. Estariam com problemas na asa traseira? Norbert Haug fala que estão com dificuldades para acertar o carro. Já Ron Dennis fala que está tudo bem. Quem está com a razão? Os problemas da equipe inglesa seriam reflexo da mudança na direção? Martin Whitmarsh não estaria dando conta do recado?



Eu considero os RB5 e STR4 são os carros mais bonitos do certame. Parecem até carros de Fórmula 3! Inclusive, isso me fez lembrar de 2005, na primeira semana de lançamento do rFactor. "Corria" com um Fórmula 3 cuja pintura era muito parecida com essas da foto acima, e o piloto que "escolhi" para "jogar" era um tal Sebastian Vettel...

Será que a Red Bull Racing dará um carro competitivo para o jovem alemão conquistar pelo menos uma vitória para o primeiro time de Dietrich Mateschitz? Será que, enfim, o vendedor de latinhas irá, finalmente, deslanchar na Fórmula 1? E Mark Webber? Ficará atrás do alemão também?



A Ferrari está fazendo uma temporada "morna". Não parece mal, mas também não parece estar tão bem assim, como o time de ponta que foi nesta década. Mas Felipe Massa está mais motivado do que nunca para comprovar que 2008 não foi um acaso, que pode, sim, ser campeão. Kimi Raikkonen também quer ser campeão novamente, até parou de beber...



A grande surpresa dessa pré-termporada, sem sombra de dúvidas, é a Brawn GP. Ressurgindo das cinzas da Honda, como a fênix, não só coloca um carro no grid como anda entre os ponteiros da tabela em todas as seções de testes no Circuit de Catalunya, chegando a ficar com o tempo mais rápido no final de um dos dias.



Quem fica animado com isso é Rubens Barrichello. Dado como aposentado melancólico da temporada de 2008, ressurge com a Brawn GP e tem a oportunidade de ficar mais um ano na categoria máxima do automobilismo e, quem sabe, se aposentar, depois de quebrar o recorde de Grandes Prêmios no ano passado. Mas, com a vontade de moleque que Rubinho demonstra, acho bem difícil ele querer largar o osso este ano.



Já Jenson Button é aquele piloto "não-fede-nem-cheira". Considerado por muitos o sósia do Chris Martin, só está na Fórmula 1 para somar, e não fará falta quando deixar a categoria.



Já as outras equipes, Williams, Toyota e Force India, estão parecendo estar no mesmo nível de competitividade do ano passado, e não aposto que podem surpeeender. A equipe indiana, até pode deslanchar, em razão de possuir mecânica da Mercedes.

Teremos ainda mais uma bateria de testes antes do dia 27 de março, quando a sexagésima temporada da Fórmula 1 começar.



Quem pode roubar a cena desse filme é este sujeito cujo nome tem 4 letras: KERS. O aparato que serve para dar impulso extra ao carro pode fazer a diferença no ano de 2009. Todas equipes quiseram "empurrar" o mecanismo para 2010, com exceção da BMW Sauber F1 Team, que diz estar com o sistema mais desenvolvido do grid. Seria esta a carta na manga de Mario Thiessen?

Será uma temporada de arrepiar, com muitas alternativas e surpresas. Estou apostando nisso. Acompanharei as 17 etapas com mais assiduidade que nunca.

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