A TV Globo deixou clara a preocupação com novas mídias no 5º Fórum Internacional de TV Digital, realizado na sexta-feira, no Rio de Janeiro.
Representada pelo diretor de engenharia, Fernando Bittencourt, a emissora se posicionou em combate à multiprogramação na TV digital e ignorou a queda da audiência na TV aberta, fato já consumado segundo o Ibope.
Bittencourt mostrou tensão com o avanço da internet no país, em movimewnto que ameaça um modelo de negócios já estabelecido há décadas. "No cenário de mídia, falando do passado, nós éramos felizes e não sabíamos. Isso há dez, 15 anos. A única forma de ver televisão era pelo ar", disse, lembrando o avanço da web, em declaração publicada pelo jornal Folha de S.Paulo.
TV digital
O executivo rechaçou também qualquer possibilidade de a emissora aderir à transmissão de vários canais em um mesmo espectro na TV digital. Alegou que a medida não trará mais anunciantes e , por isso, não há motivos para investimentos. "A TV aberta sobrevive de publicidade --essa não sabe se é analógica ou digital, quem sabe é a gente. Nós não temos dinheiro novo na TV digital. Então, se você assumir a multiprogramação, significa que o dinheiro que a gente tem é o mesmo para produzir mais de um, dois programas", disse à Folha.
O representante da Globo até tentou argumentar sobre a queda de audiência na TV aberta frente à internet e DVDs. Viu o lado positivo da coisa. Baseado em dados do mercado norte-americano, disse que ao mesmo tempo em que a audiência diminui, cresce a participação da TV nos investimentos em mídia.
Também participaram do painel "Grandes Redes no Ambiente Digital" Frederico Nogueira, vice-presidente da Band, José Marcelo do Amaral, diretor de tecnologia da Record e Alexandre Sano, executivo de tecnologia do SBT.
Fonte: AdNews
Postar um comentário