Isso nunca vai acontecer conosco

Nada como um choque de realidade para colocar as coisas no lugar.

A pane de Internet verificada na semana passada, apesar de todos os prejuízos causados, foi providencial para mostrar a dura realidade que vivemos. Sem a tecnologia, o mundo ocidental moderno não funciona.

Não foram apenas as delegacias de polícia e repartições públicas que pararam de funcionar. Muitas empresas não compraram, não venderam, não pagaram e não receberam. Caos total.

Aparelhos empoeirados de Fax foram sacados dos depósitos e voltaram a ser fundamentais. Uma conexão de Internet ativa do vizinho ao lado, passou a valer ouro.

E tudo isso porque os técnicos assumem que tudo sempre vai funcionar conforme a teoria. Na prática, a história é diferente.

Apesar de tanta literatura e tantos congressos sobre Contingência e Continuidade de Negócios, os investimentos ficam sempre para o exercício seguinte. Falar em redundância para um gestor financeiro, tem sempre a mesma interpretação: custo em dobro.

E aí eu pergunto: Quanto se perdeu de dinheiro ontem, somente em São Paulo? A quantia é incalculável, mas tenho certeza que é 20, 30, 50 vezes o valor do investimento em redundância, que evitaria todo o prejuízo.

Mais uma vez, o assunto vai entrar na moda. Reuniões e pareceres serão requisitados. Planos serão feitos e seus orçamentos peregrinarão pelas mesas dos executivos. E com o passar do tempo, a maior parte deles será esquecida em uma gaveta. Vamos cuidar do dia-a-dia, como sempre.

E assim ficará até a próxima pane.

Fonte: iMasters

Postar um comentário