Volvo cria cinto de segurança inteligente que se adapta aos corpos de motoristas e passageiros

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Muitos entusiastas já sabem da história do cinto de segurança, mas, como várias outras pessoas ainda não a conhecem, não custa nada relembrar: em 1959, Nils Bohlin, engenheiro da Volvo, inventou o cinto de segurança de três pontos. A empresa sueca, em vez de registrar uma patente, disponibilizou para qualquer montadora os detalhes do projeto, a fim de todos terem a possibilidade de aproveitar a oportunidade de deixar seus futuros clientes mais seguros sem pagar um centavo.

Estima-se que o cinto de segurança como todos conhecemos tenha salvado mais de um milhão de vidas. O tempo passou, e quase setenta anos depois, a Volvo melhorou o que já havia inventado: um cinto de segurança inteligente, capaz de se adaptar às feições corpóreas do ocupante. Inclusive, o dispositivo é capaz de receber atualizações pela internet, para melhorar seu funcionamento.

No entanto, desta vez, a montadora sueca não disponibilizará este produto de graça para ninguém. Pelo contrário, o cinto de segurança inteligente já tem lugar garantido para sua estreia: o 2026 Volvo EX60, crossover elétrico da marca.

Com a intenção de salvar mais milhões de vidas, o cinto de segurança inteligente da Volvo possui sensores ao longo do habitáculo do veículo fornecem informações ao sistema central do dispositivo, que, em caso de um acidente, podem responder em um tempo menor que o de um piscar de olhos. Com todos estes dados sendo disponibilizados em tempo real, o cinto de segurança adaptativo pode selecionar uma configuração de tensão otimizada para maximizar a proteção do ocupante.

De acordo com a Volvo, os sensores são capazes de detectar diversas variáveis que dizem respeito ao ocupante, como seu peso, formato do corpo e sua posição sentada no banco. Além disso, diversas informações sobre o exterior e o acidente por si só ajudam o sistema do cinto de segurança inteligente da Volvo a determinar a direção à qual o corpo irá se deslocar e ajustar a tensão do dispositivo automaticamente.
O cinto de segurança inteligente da Volvo, criado em parceria com a marca alemã ZF, também é capaz de receber atualizações over-the-air (OTA). Em comparação com os cintos de segurança atuais da montadora sueca, o novo sistema aumenta o número de perfis de carga de três para onze, oferecendo uma faixa mais ampla de configurações selecionadas automaticamente, a fim de melhorar a segurança em todos os perfis de corpos humanos.

O cinto de segurança multi-adaptativo da Volvo também possui inteligência artificial incorporada, que ajuda a determinar as melhores configurações de tensão em um acidente, e também se ajusta às mudanças nas condições do tráfego para reduzir o risco de ferimentos pós-incidente.

Este dispositivo foi criado pela Volvo como parte do seu ambicioso projeto de reduzir a zero as fatalidades em acidentes de trânsito envolvendo seus carros. Espera-se que futuros modelos além do EX60 recebam também o cinto de segurança inteligente da marca.

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