Com um motor V12 que produz 1.200 CV de potência e 122 kgfm de torque, e peso bruto total de 1.200 kg, sem contar fluidos e humanos, a potência específica é próxima de um quilo para cada cavalo-vapor disponível, o que torna o Engler V12 um forte candidato a competir contra qualquer modelo moderno da Bugatti em uma corrida de arrancada.
O conjunto mecânico é completado por uma transmissão automática de oito marchas com dupla embreagem, desenvolvida pela própria Engler, em colaboração com a faculdade eslovaca de engenharia mecânica da Universidade Técnica de Kosice, freios de composto de carbono-cerâmica, sistema de exaustão de titânio, também com revestimento cerâmico, rodas de 20 polegadas feitas de magnésio, calçadas com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2, suspensão com peças também de titânio e amortecedores produzidos pela própria marca, tudo isto montado em um chassi monocoque.
A Engler afirma que haverá uma versão "de entrada", na qual o motor não possuirá sobrealimentação, desenvolvendo "apenas" entre 700 e 800 CV. Como se quatrocentos cavalos-vapor a menos tornassem este quadriciclo menos difícil de domar. Só que esta é apenas uma previsão, já que a Engler Automotive ainda irá fornecer mais detalhes sobre a motorização dentro de um ano, mas garante que, mesmo atendendo aos restritos regulamentos de emissões, até os do Estado da Califórnia, Estados Unidos da América, toda a potência declarada será possível de atingir.
O quadriciclo possui dois assentos revestidos com o mesmo couro usado nas malas da Hermès, customizados e moldados especificamente para o futuro cliente. O kit multimídia do Engler V12 possui duas telas sensíveis ao toque: uma para as informações do veículo e outra para o sistema de entretenimento.
A Engler desenvolveu seu quadriciclo de forma que não possua quaisquer pedais, colocando todos os controles necessários no guidão. Além disse, o corta-vento presente na frente da barra de direção trabalha em conjunto com o sistema de aerodinâmica ativa presente na carroceria. Assim como em qualquer quadriciclo, mesmo neste, com toda a potência disponível, não há cintos de segurança, já que, em um eventual acidente, é mais seguro ser arremessado para fora do que ficar preso ao veículo.
A Engler Automotive constroi apenas dez veículos por ano, mas há planos para aumentar a produção, com este novo projeto em curso. A empresa já está testando o Engler V12 em pistas fechadas antes de colocá-lo em vias públicas, para testes em tráfego real.
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