Volkswagen anuncia um repelente eletrônico de cangurus... e jura que não é mentira de primeiro de abril!

Introducing RooBadge
A Volkswagen juntou forças com biólogos da Universidade de Melbourne, especialistas em cangurus, e com a Wires, organização australiana de proteção da vida selvagem, para encontrar uma maneira de tentar afastar estes animais das estradas e evitar acidentes. O resultado disso é o RooBadge, um repelente eletrônico.

Instalado dentro do emblema da grade dianteira do veículo, neste caso, uma Amarok, o equipamento possui auto-falantes direcionais, que emitem sons cuidadosamente elaborados, que são interpretados pelos cangurus como sinais de perigo, assim, tendem a fugir do local onde estão.

Enquanto que os acadêmicos ajudaram com informações sobre as características e o comportamento dos cangurus, a Wires fornece dados em tempo real sobre onde estes marsupiais estão localizados em todo o país do Down Under. O RooBadge está sendo desenvolvido para funcionar não apenas com os carros da Volkswagen como para que possa ser equipado em veículos de outras marcas também.

Além do modelo do RooBadge para ser instalado em emblemas, a Volkswagen Austrália está trabalhando em uma versão do aparelho para ser instalada em placas de identificação dos veículos. O produto ainda está disponível para o público, pois ainda há testes a serem feitos para o aperfeiçoamento do mesmo.
Inicialmente, o RooBadge será destinado a repelir cangurus da raça Eastern Grey, mas sons futuramente a serem desenvolvidos também tentarão afastar marsupiais das espécies Western Grey e Red Kangaroo. Ainda poderá ser cogitada a possibilidade de adicionar a funcionalidade de manter fora do caminho outros animais da vida selvagem.

Na fase inicial de desenvolvimento do RooBadge, a Volkswagen testou um conjunto de sons captados na natureza e sinteticamente desenvolvidos com cangurus encontrados em campos de golf. Depois, durante seis meses, a marca usou picapes Amarok equipados com auto-falantes direcionais, câmeras que captam imagens em 360º e sensores de movimento em locais onde os cangurus realizam a migração.

A Volkswagen monitorou as reações dos marsupiais e confirmou que o RooBadge é eficiente. Depois de testar o produto em veículos parados, a montadora recebeu aprovação do Escritório de Ética em Pesquisa para avaliar o funcionamento do aparelho com as picapes em movimento à baixa velocidade.

Desenvolvido em três anos, o RooBadge é controlado através de um aplicativo, que usa dados de GPS e telemetria, instalado na central multimídia do veículo. Caso aviste a presença de cangurus, o equipamento emitirá sons repelentes automaticamente.

Postar um comentário