Roda de Boeing 777 se desprende do trem de pouso após decolagem e atinge carro estacionado no aeroporto

United Airlines Boeing 777-200 wheel falls off landing gear
Um Boeing 777-200, da United Airlines, estava sendo usado para realizar um voo de São Francisco, Estados Unidos, para Osaka, Japão. Depois de conseguir a velocidade suficiente para sair do chão e iniciar a subida, uma das rodas do trem de pouso se soltou.

O controle de tráfego aéreo do aeroporto imediatamente alertou os pilotos sobre a ocorrência. Um piloto da American Airlines perguntou: "vocês sabem onde o pneu foi parar?". A resposta foi descoberta logo depois: a roda foi parar dentro do estacionamento dedicado aos funcionários do aeroporto.

Devido ao peso da roda e à velocidade que ela atingiu, um carro foi completamente destruído e vários outros sofreram danos materiais. A roda ainda conseguiu arrebentar a cerca que circunda o aeroporto antes de parar no estacionamento de uma unidade da locadora de automóveis Hertz.
Todos os sistemas de um avião são pensados para terem redundância. No caso do trem de pouso, os dois conjuntos de rodas traseiras possuem seis unidades cada um. Cada roda possui 52 polegadas de diâmetro por 21 polegadas de largura, pesa 120 quilos, e o pneu é inflado para obter uma pressão interna entre 200 e 220 libras.

Cada combinação de roda e pneu é projetado para atingir a velocidade máxima de 380 km/h e suportar o peso máximo de 30 toneladas. Desde que um Boeing 777 pode possuir um peso máximo de pouso de pouso de 90 toneladas, a perda de uma roda do trem de pouso não é exatamente um problema, já que as outras podem compensá-la.

Mesmo assim, por medidas de segurança, já que não sabe de imediato o que fez com que a roda tenha se desprendido, o melhor a se fazer é pousar no aeroporto compatível mais próximo, uma vez que o problema possa se estender para o restante do trem de pouso.
O Aeroporto Internacional de São Francisco (KSFO) foi fechado para a verificação da pista e remoção de eventuais detritos. O voo do Boeing 777 foi desviado para o Aeroporto Internacional de Los Angeles (KLAX), onde pousou duas horas depois do ocorrido.

Postar um comentário