A divisão M da BMW completa 50 anos em 2022. A submarca esportiva fez com que a fabricante bávara mostrasse seu valor ao mercado. Ao longo de sua existência, a BMW M lançou três modelos CSL (Competition Sports Lightweight): o 1973 BMW 3.0 CSL, o 2003 BMW M3 E46 CSL e o 2022 BMW M4 CSL.
Assim como acontece nas outras empresas, A BMW M criou mais quatro protótipos de modelos CSL com a intenção de produzi-los para venda ou testar componentes. No entanto, por diversas razões, não foram às vitrines das concessionárias ou tiveram como destino os museus. No quinquagésimo aniversário da divisão M, a BMW achou uma boa oportunidade para revelá-los ao público. Conheça agora os veículos.
BMW M3 E46 CSL V8
O BMW M3 E46 CSL V8 foi criado em 2003, com o propósito de testar o recém-criado motor S65VB40, um 4.0 V8 de 430 CV de potência, antes de ser colocado em outros modelos de produção da marca. Depois deste período, surgiram as famílias de motores S65 (V8) e S85 (V10).
BMW M6 E63 CSL V10
O BMW M6 E63 CSL V10 foi criado em 2005, para testar os apetrechos de aerodinâmica ativa da marca. Além do peso reduzido, o carro possui spoilers dianteiro e traseiro retráteis.
O protótipo também apresentava os espelhos externos M de dupla estrutura, encontrados nos modelos BMW mais esportivos atualmente.
BMW M5 E60 CSL V10
Assim como o M3 CSL V8, o BMW M5 E60 CSL V10 foi um protótipo criado também para testar um motor, desta vez, o 5.5 V10 que produzia 630 CV de potência a 8.750 RPM. Para ter o peso aliviado, o carro, que foi concebido em 2006, possui teto de carbono, bancos dianteiros Recaro, mas não tem bancos traseiros.
Com esta modificação, o carro perdeu 150 kg em relação à versão de produção. Além disso, o protótipo teve sua suspensão e sistema de arrefecimento melhorados.
Para celebrar os 25 anos da divisão M, a BMW pôs o carro à prova no Nürburgring Nordschleife, marcando uma volta rápida de 7 minutos e 50 segundos.
BMW M2 F87 CSL
Feito em 2018, para testar componentes a fim de ampliar o desempenho do M2 Competition, o BMW M2 F87 CSL tem 450 CV de potência, a mesma do M2 CS, além de bancos do tipo concha, gaiola de proteção, console central de CFRP, aerofólio traseiro de carbono e freios de carbono-cerâmica.
Tanto o M2 CS quanto o M2 CSL foram apresentados internamente na marca, mas quem foi fabricado para venda ao público foi o M2 CS, com suas características mais adequadas ao uso diário. O M2 CSL permaneceu como protótipo.
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