Veja a Polícia de São Francisco abordar um Chevrolet Bolt autônomo sem ninguém dentro

Watch a Cop Pull Over a Self-Driving Chevy Bolt With No One Inside
Os carros que têm a capacidade de se locomoverem sem motorista estão em voga. Como a tecnologia ainda está no início de seu desenvolvimento, até que se conserte todos os bugs, se é que um dia chegarão lá, os veículos autônomos causarão situações inusitadas, como a história que será contada neste post.

Policiais da cidade de São Francisco, Estado da Califórnia, Estados Unidos, abordaram um Chevrolet Bolt, que trafegava com os faróis desligados. Ao chegarem perto, os oficiais da lei se depararam com outro problema: o carro não tinha motorista nem passageiros, era um veículo autônomo.

Em um vídeo, postado no Instagram no início de abril de 2022, é mostrada toda a sequência de acontecimentos da ocorrência. O carro autônomo, que estava parado atrás de outro veículo, que esperava o semáforo ficar verde, detecta que há uma viatura policial atrás dele e permanece parado. Um oficial chega perto do Bolt, e constata que não há ninguém dentro e tenta abrir a porta do motorista, mas ela está trancada.

Então, o policial volta para a viatura, e o carro autônomo começa a se locomover e se afasta do local. Aí, os policiais saem em perseguição. O Bolt atravessa um cruzamento, para e aciona as luzes de emergência. A viatura policial volta a parar atrás dele.
O veículo autônomo em questão pertence à Cruise, que respondeu ao vídeo no Twitter, dizendo que o Bolt operou como programado, primeiro parando para o veículo oficial antes de ser abordado, e acrescentou que a empresa trabalha em estreita colaboração com o Departamento de Polícia de São Francisco para realizar o procedimento correto de parar seus veículos em situações como esta

Além disso, fornece à Polícia um número de telefone dedicado para ligações, decalcado na carroceria do carro. Ainda de acordo com a Cruise, a Polícia entrou em contato com funcionários da empresa sobre o carro, e nenhuma multa ou autuação foi aplicada.
Veículos autônomos e carros equipados com sistemas avançados de assistência ao motorista podem ocupar uma área cinza legal sobre quem aceita a responsabilidade quando um veículo controlado por este tipo de tecnologia infringe a lei ou se envolve em uma colisão. Se os legisladores não criarem isto de antemão, os tribunais podem criar uma colcha de retalhos sobre regulamentos nos EUA, o que apenas complicaria a adoção de veículos autônomos.

A Mercedes-Benz está liderando esta corrida, anunciando em março de 2022 que aceitaria a responsabilidade legal por seu sistema Drive Pilot SAE Level 3, que permite direção totalmente sem intervenção de um motorista. No entanto, a montadora acredita que haverá obstáculos, como a negociação de leis para vários Estados ao mesmo tempo.

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