Policiais da cidade de São Francisco, Estado da Califórnia, Estados Unidos, abordaram um Chevrolet Bolt, que trafegava com os faróis desligados. Ao chegarem perto, os oficiais da lei se depararam com outro problema: o carro não tinha motorista nem passageiros, era um veículo autônomo.
Em um vídeo, postado no Instagram no início de abril de 2022, é mostrada toda a sequência de acontecimentos da ocorrência. O carro autônomo, que estava parado atrás de outro veículo, que esperava o semáforo ficar verde, detecta que há uma viatura policial atrás dele e permanece parado. Um oficial chega perto do Bolt, e constata que não há ninguém dentro e tenta abrir a porta do motorista, mas ela está trancada.
Então, o policial volta para a viatura, e o carro autônomo começa a se locomover e se afasta do local. Aí, os policiais saem em perseguição. O Bolt atravessa um cruzamento, para e aciona as luzes de emergência. A viatura policial volta a parar atrás dele.
Além disso, fornece à Polícia um número de telefone dedicado para ligações, decalcado na carroceria do carro. Ainda de acordo com a Cruise, a Polícia entrou em contato com funcionários da empresa sobre o carro, e nenhuma multa ou autuação foi aplicada.
We work closely with the SFPD on how to interact with our vehicles, including a dedicated phone number for them to call in situations like this.
— cruise (@Cruise) April 10, 2022
A Mercedes-Benz está liderando esta corrida, anunciando em março de 2022 que aceitaria a responsabilidade legal por seu sistema Drive Pilot SAE Level 3, que permite direção totalmente sem intervenção de um motorista. No entanto, a montadora acredita que haverá obstáculos, como a negociação de leis para vários Estados ao mesmo tempo.
Postar um comentário