De acordo com a montadora inglesa, a tradição iniciou nos anos 1950, mas suas raízes iniciaram já no início da empresa, em 1948. Colin Chapman, fundador da marca, nomeou o primeiro carro desenvolvido como "Mark I", usando algarismos romanos para representar o número.
Esta forma de nomenclatura continuou a ser usada até o Mark X. Em 1956, era previsto que o próximo carro seria chamado "Mark XI", mas a imprensa automotiva especializada já o estava chamando de "Lotus XI". Assim, Chapman resolveu tirar a palavra "Mark" do sistema de nomenclatura da Lotus.
Entretanto, para evitar confusão com o número "11", formado por algarismos arábicos, cuja escrita é visualmente similar ao número "II", escrito com algarismos romanos, usado no veículo Mark II, Colin Chapman tomou uma medida radical: usou a palavra que descreve o número, finamente tornando o nome do carro como "Lotus Eleven".
E assim se iniciou uma tradição, que continuou com os modelos Elite, Elan, Europa, Eclat, Esprit, Excel, Elise, Exige, Evora, Evija e Emira.
Postar um comentário