Câmera confunde camiseta de mulher com placa de veículo e aplica multa a proprietário de carro

KN19TER number plate is fined thanks to woman in KNITTER shirt walking along bus lane
David Knight, que mora em Surrey, Inglaterra, recebeu uma multa por trafegar em faixa exclusiva para ônibus na Pulteney Bridge, em Bath. Só que há um detalhe: esta cidade fica a quase 200 quilômetros do local onde vive.

Outra evidência de que David não cometeu a infração foi a fotografia que veio junto à notificação enviada pelo correio: quem foi flagrada transitando pela via foi uma mulher, que vestia uma camiseta com a inscrição "KNITTER". Já a placa do veículo de propriedade de Knight é "KN19TER".

De acordo com reportagem do Daily Mail, a câmera registrou a infração em junho de 2021, mas só notificou o proprietário do Volkswagen Transporter, que possui a placa mencionada acima, em setembro.
Na inglaterra, não pagar uma multa deste tipo de infração em até 30 dias resulta em aumento em seu valor de 60 para 90 libras esterlinas. Como se não bastasse ter que arcar com o prejuízo de uma infração que não cometeu nem recebeu a notificação em tempo hábil, parece que o sistema de notificações é totalmente automatizado, pois ninguém viu que na fotografia não há nenhum veículo em movimento na faixa restrita.

No entanto há um final feliz... em partes. Paula, esposa de David, ligou para o Conselho de Bath e North East Somerset para alertá-lo sobre o erro. O órgão concordou em cancelar a infração e a multa. O que não se sabe é se o Conselho vai correr atrás da mulher que caminhava sobre uma faixa exclusiva para ônibus ou se vai contatar a empresa que desenvolveu o sistema de detecção de infrações para reprogramá-lo de forma que capture placas veiculares em vez de camisetas com inscrições.

Só que este não é um problema exclusivo da cidade de Bath. O Conselho de Paris, capital da França, tem um problema parecido: uma câmera, que estava instalada num trecho por onde passou o último Tour de France, registrou fotografias de ciclistas que passaram pelo local acima da velocidade máxima especificada.
Depois que Paris limitou a velocidade máxima no centro da cidade para 30 km/h e avisar que as câmeras detectariam apenas objetos de metal grandes, a marca de roupas esportivas Distance contratou atletas para tentarem ultrapassar o limite de velocidade a pé... e foram fotografados também.

Postar um comentário