A razão por trás deste inusitado recall é que, em caso de acidente, e o airbag venha a ser disparado, o logotipo pode se romper em vários pedaços, e a força do saco de ar pode lançar fragmentos para o rosto do motorista ou outras partes do carro, tornando os estilhaços potenciais causadores de ferimentos para os ocupantes do veículo.
Mais precisamente, 260.915 proprietários de unidades do Mazda3 terão que levar seus carros de volta à marca japonesa. A National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) disse em seu relatório que unidades de outros modelos da Mazda produzidos depois de junho de 2006 já receberam os logotipos melhorados em seus volantes de direção e não estão sujeitos a este recall.
Em seu anúncio do recall, a Mazda disse que o problema está relacionado com "uma especificação de material impróprio", que pode tornar o logotipo, que é feito de poliuretano, usado para fabricar peças de plástico, frágil com o passar do tempo, e que, em 2006, mudou de material, passando a usar o poliéster, produzindo um logotipo de melhor qualidade, que não está sujeito a quebrar com o acionamento do airbag.
A NHTSA disse que, em setembro de 2015, a Mazda recebeu o primeiro relato de um ocupante que recebeu ferimentos na face por causa do defeito no logotipo. Desde então até setembro de 2019, houveram mais oito incidentes ao redor do mundo, e duas ações judiciais foram movidas nos EUA alegando lesões por causa do problema.
A Mazda substituirá a cobertura do módulo do airbag nos veículos afetados, mas não substituirá o airbag nem o inflador. Os clientes serão notificados sobre o recall a partir do final de agosto. Enquanto isso, os proprietários podem acessar o site de recall da Mazda ou o site de recall da NHTSA para obter detalhes e checar se seus veículos estão envolvidos no chamado da marca japonesa.
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