Assim, para 2021, a BMW adiciona à sua linha de produtos a motocicleta mais veloz: a BMW M 1000 RR. Esta é a primeira motocicleta a receber o tratamento M Performance, já conhecido de longa data pela gama de carros que possui tal emblema.
Então, a 2021 BMW M 1000 RR, que pesa 192 kg, recebeu diversas atualizações em relação à S 1000 RR, voltadas para o desempenho em pista, ainda que seja facilmente guiável em vias públicas. Tanto o chassis quanto a carroceria receberam apliques de fibra de carbono. As rodas e os apêndices aerodinâmicos mais conhecidos como "winglets" foram desenhados em um túnel de vento, para que o downforce gerado mantenha a roda dianteira no chão durante aceleração plena, sem sacrificar a velocidade máxima.
O motor, de quatro cilindros em linha, com 999 cm³ de cilindrada, possui pistões Mahle com dois anéis e bielas Pankl de titânio. As entradas e saídas de ar foram redesenhadas, e a taxa de compressão foi alterada para 13,5:1. O sistema de exaustão Akrapovič também é de titânio. A corrente é livre de manutenção e não produz fricção.
Mesmo com todas estas modificações mecânicas, o motor não desenvolve mais que os 205 CV originais, no entanto, a BMW diz que, das 6.000 às 15.100 RPM, a faixa de potência gerada é maior que o propulsor que equipa a BMW S 1000 RR. O painel de instrumentos foi resumido à uma tela digital de 6,5 polegadas, com marcador de tempo de volta e registro de log de dados. A 2021 BMW M 1000 RR possui sete modos de condução: Rain, Road, Dynamic, Race, mais três configurações Race Pro. Todos eles recebem a cooperação da última geração do Dynamic Traction Control.
Ainda há o modo Wheelie, onde o piloto pode empinar a motocicleta, cujo controle é auxiliado por seis sensores espalhados pelo veículo, além do controle de largada, partida em rampa e trocas de marcha sem o acionamento manual da embreagem.
A 2021 BMW M 1000 RR será uma edição limitada de 500 unidades, cujos preços individuais ainda não foram publicados.
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