No entanto, ao transitar pela Rodovia 101, na cidade de São Francisco, Califórnia, Estados Unidos, você pode acidentalmente se deparar com um outdoor que estampa uma peça publicitária do Toyota Supra... 1993! Mas como este anúncio ainda resiste ao tempo? Ou seria apenas uma jogada de marketing da Toyota?
A história por trás deste persistente anúncio é bem interessante. O outdoor, em razão do antigo anúncio "The line has been crossed. The revolutionary new Supra", tornou-se um viral na internet em janeiro de 2020, quando um motorista o fotografou e postou em seus perfis de redes sociais, e em maio do mesmo ano, quando outro motorista tirou uma fotografia e a postou em um grupo privado no Facebook.
O outdoor, apesar da marca Salesforce estar presente no topo do mesmo, pertence à Clear Channel Outdoor, empresa de publicidade norte-americana que atua em todo o país. A companhia era até há pouco tempo pertencente ao conglomerado Clear Channel Communications, que foi recentemente adquirido pelo império do rádio iHeartMedia.
Ao recente aparecimento do antigo anúncio, Bob Schmitt, presidente regional da Clear Channel Outdoor, explicou que, durante os anos 1990, época em que esta peça foi veiculada, os outdoors eram pintados à mão, e o anúncio do Supra foi o último produzido desta maneira antes de o trabalho braçal ser substituído pela tecnologia de estampamento com folhas de vinil fixadas com potentes adesivos. Só que a empresa, em vez de pintar de preto por cima ou retirar a tinta do anúncio antigo, decidiu que a peça publicitária do 1993 Toyota Supra A80 foi usada como base para a fixação dos anúncios posteriores.
O outdoor só pode ser visto da rodovia, e os únicos prédios altos o suficiente para que possa ter vista para o instrumento de publicidade são um tribunal de Justiça e uma prisão municipal, que estão ao lado da rodovia. Para que se tornasse viral, alguém precisaria estar trafegando na estrada com o smartphone pronto para tirar fotografias no momento exato em que funcionários da Clear Channel Outdoor estivessem substituindo as folhas de vinil, o que realmente ocorreu, em duas oportunidades.
Apesar de muitas pessoas pensarem que há aparentes descascamentos de pintura entre a primeira foto deste texto, tirada em janeiro de 2020, e a segunda foto, batida em maio do mesmo ano, estas diferenças são nada mais que ilusões de ótica provocadas em razão da exposição da luz do Sol no horário do dia em que as fotografias foram batidas, do ângulo das lentes das câmeras e do posicionamento do carro na rodovia.
Em 1993, a Clear Channel Outdoor resolveu que um anúncio, em vez de ser destruído por uma reposição de tinta preta, perduraria por anos a fio. Quase trinta anos depois, ganharia notoriedade por causa disso. Esta exposição viral pode durar para sempre, tanto para a Clear Channel quanto para a Toyota, ou até a empresa de publicidade decidir remover o outdoor físico e substituí-lo por um outdoor digital.
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