Para que o motorista possa ser multado, é necessário que tanto a placa do veículo quanto o rosto do condutor possam ser identificados através da fotografia tirada no momento da infração. Só que, no exato momento em que o carro passava à frente da lente do radar, um pombo sobrevoou o local, cobrindo a face do motorista, de forma que não fosse possível identificá-lo.
Diferentemente do que acontece no Brasil, por exemplo, onde os radares de velocidade são calibrados de forma a registrar uma fotografia do momento em que um motorista comete uma infração de excesso de velocidade, mas é obrigatório que o aparelho modifique a imagem cobrindo com uma tarja preta as partes envidraçadas do veículo, na Alemanha não há esta restrição.
Assim, em vez de a multa ser enviada ao domicílio do proprietário do veículo, e se não for este o motorista que cometeu a infração, este deva informar o condutor, para que os pontos sejam marcados em sua respectiva Carteira Nacional de Habilitação, que é como o procedimento funciona no Brasil, a tarefa de aplicar sanções financeiras a motoristas infratores na Alemanha é mais complexa.
Ou seja, além da placa do veículo, é necessário que o condutor seja identificado pela fotografia para que a infração possa ser processada. Entretanto, o pombo fez o motorista desobiente escapar de receber uma multa de 105 euros.
O Departamento de Polícia de Viersen publicou a fotografia tirada pelo radar em sua conta no Twitter. Além disso, fez uma declaração sarcástica, dizendo que o pombo seria um sinal vindo do Papai do Céu, sugerindo que o motorista deveria dirigir com mais cuidado no futuro.
A autoridade local também considerou a possibilidade de o carro estar trafegando dentro do limite de velocidade permitido na via e quem teria desobedecido as regras, neste caso, seria o pombo. Não seria a primeira vez. Assim, o pássaro também deveria ser multado por se mover tão rapidamente na zona restrita.
"No entanto, uma vez que não sabemos onde este pombo precisaria chegar a tempo do próximo dia de Pentecostes, também vamos permitir a misericórdia sobre a justiça", disse humorosamente o Departamento de Polícia de Viersen.
Postar um comentário