Proprietário de Tesla Model S P90D em Singapura foi multado porque o carro... polui demais!

2015 Tesla Model S P90D
Por ser um carro movido totalmente à propulsão elétrica, o Tesla Model S P90D é um carro que não emite poluentes quando se locomove. Só que este não é um argumento convincente para a Secretaria de Transportes de Singapura.

A agência emitiu a Joe Nguyen, proprietário de um carro elétrico produzido por Elon Musk, uma multa no valor de 15.000 dólares singapurenses, por entender que o carro está no ranking dos maiores poluidores do meio ambiente.

Joe Nguyen gastou vários meses tentando importar para Singapura um Tesla Model S P90D que ele comprou em Hong Kong. Depois de passar tanto trabalho, nem passava pela sua cabeça que a Secretaria de Transportes local iria multá-lo por seu carro poluir demais, mesmo sem possuir sistema de exaustão.

Toda esta história não soa contraditória? Bem, então precisamos entender mais a fundo as razões que levaram a agência a chegar a esta conclusão.

"Eu não sei o que se passa. O carro não emite gases poluentes. Então eles enviaram a mim os resultados, dizendo que o carro estava consumindo 444 Wh/km. Estas não são as especificações que eu li no site da Tesla nem em outro lugar no mundo. Além disso, havia junto com o relatório uma conversão deste valor para emissões de CO2", disse Nguyen, em entrevista à emissora Channel NewsAsia.

O governo de Singapura opera um sistema chamado Carbon Emissions-Based Vehicle Scheme (CEVS), para incentivar os cidadãos a comprarem carros que emitem baixos índices de emissões de poluentes. Quanto menor a emissão de CO2, maior o abatimento de impostos.

Um carro que emite menos de 95 gramas de CO2 por quilômetro percorrido ganha 30.000 dólares singapurenses de abatimento em impostos. Já um veículo que emite mais de 230 gramas de CO2 por quilômetro recebe uma sobretaxa de 30.000 dólares singapurenses. Uma tabela completa de valores você pode conferir clicando aqui.

O detalhe está no seguinte: como a Secretaria de Transportes de Singapura chegou à conclusão de que o Tesla Model S P90D é um carro extremamente poluidor?

O Tesla Model S P90D possui uma bateria de 90 kWh de capacidade de armazenamento de energia elétrica, obtendo uma autonomia máxima de 434 km, gastando 210 Wh/km (watts-hora por quilômetro), de acordo com as especificações oficiais da Tesla nos Estados Unidos.

Só que a Channel NewsAsia obteve contato com um porta-voz da Secretaria de Transportes de Singapura, que disse que o carro em questão consome 444 watts-hora por quilômetro, de acordo com os testes da Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa.

"O número de emissões de um eletrodoméstico deve ser contado já a partir do processo de geração de energia elétrica. Assim como para todos os outros aparelhos que funcionam à base de eletricidade, um fator de emissões de 0,5 gramas de CO2/Wh é aplicado para os veículos elétricos, cujas baterias são comunentemente recarregadas em uma tomada caseira. Então, mesmo que o carro não possua um cano de escapamento, aplica-se a fórmula", explicou o representante da Secretaria de Transportes.

"Então, chegou-se ao resultado de que o carro de Joe Nguyen emite 222 gramas de CO2 por quilômetro percorrido, estando em uma faixa que faz o veículo ser sobretaxado. Todos os carros elétricos registrados em Singapura receberam abatimentos em impostos ou sobretaxas, de acordo com seus números de emissões de poluentes", disse o porta-voz.

Elon Musk, CEO da Tesla Motors, já está a par dos acontecimentos, e promete dar todo o suporte a Joe Nguyen, a fim de resolver este impasse. No entanto, não é a primeira vez que Tesla e Singapura se encontram.

Em outra oportunidade, mas sem discutir leis ou impasses jurídicos, o primeiro-ministro de Singapura, Lee Hsien Loong, esteve no Vale do Silício, e deu uma volta a bordo de um Tesla Model S P90D, justamente o carro que traria dores de cabeça a Elon Musk mais tarde.

Será que Singapura continuará sendo o único país a considerar o Tesla Model S P90D um grande poluidor do meio ambiente?

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