A agência emitiu a Joe Nguyen, proprietário de um carro elétrico produzido por Elon Musk, uma multa no valor de 15.000 dólares singapurenses, por entender que o carro está no ranking dos maiores poluidores do meio ambiente.
Joe Nguyen gastou vários meses tentando importar para Singapura um Tesla Model S P90D que ele comprou em Hong Kong. Depois de passar tanto trabalho, nem passava pela sua cabeça que a Secretaria de Transportes local iria multá-lo por seu carro poluir demais, mesmo sem possuir sistema de exaustão.
Toda esta história não soa contraditória? Bem, então precisamos entender mais a fundo as razões que levaram a agência a chegar a esta conclusão.
"Eu não sei o que se passa. O carro não emite gases poluentes. Então eles enviaram a mim os resultados, dizendo que o carro estava consumindo 444 Wh/km. Estas não são as especificações que eu li no site da Tesla nem em outro lugar no mundo. Além disso, havia junto com o relatório uma conversão deste valor para emissões de CO2", disse Nguyen, em entrevista à emissora Channel NewsAsia.
O governo de Singapura opera um sistema chamado Carbon Emissions-Based Vehicle Scheme (CEVS), para incentivar os cidadãos a comprarem carros que emitem baixos índices de emissões de poluentes. Quanto menor a emissão de CO2, maior o abatimento de impostos.
O detalhe está no seguinte: como a Secretaria de Transportes de Singapura chegou à conclusão de que o Tesla Model S P90D é um carro extremamente poluidor?
O Tesla Model S P90D possui uma bateria de 90 kWh de capacidade de armazenamento de energia elétrica, obtendo uma autonomia máxima de 434 km, gastando 210 Wh/km (watts-hora por quilômetro), de acordo com as especificações oficiais da Tesla nos Estados Unidos.
Só que a Channel NewsAsia obteve contato com um porta-voz da Secretaria de Transportes de Singapura, que disse que o carro em questão consome 444 watts-hora por quilômetro, de acordo com os testes da Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa.
"O número de emissões de um eletrodoméstico deve ser contado já a partir do processo de geração de energia elétrica. Assim como para todos os outros aparelhos que funcionam à base de eletricidade, um fator de emissões de 0,5 gramas de CO2/Wh é aplicado para os veículos elétricos, cujas baterias são comunentemente recarregadas em uma tomada caseira. Então, mesmo que o carro não possua um cano de escapamento, aplica-se a fórmula", explicou o representante da Secretaria de Transportes.
"Então, chegou-se ao resultado de que o carro de Joe Nguyen emite 222 gramas de CO2 por quilômetro percorrido, estando em uma faixa que faz o veículo ser sobretaxado. Todos os carros elétricos registrados em Singapura receberam abatimentos em impostos ou sobretaxas, de acordo com seus números de emissões de poluentes", disse o porta-voz.
@Astro_Valdric @TeslaMotors We spoke earlier today and he said he would investigate the situation.
— Elon Musk (@elonmusk) 4 março 2016
Em outra oportunidade, mas sem discutir leis ou impasses jurídicos, o primeiro-ministro de Singapura, Lee Hsien Loong, esteve no Vale do Silício, e deu uma volta a bordo de um Tesla Model S P90D, justamente o carro que traria dores de cabeça a Elon Musk mais tarde.
Será que Singapura continuará sendo o único país a considerar o Tesla Model S P90D um grande poluidor do meio ambiente?
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