Super Bowl 50

Super Bowl 50 ("Super Bowl L")
A quinquagésima edição do Super Bowl, a grande final da National Football League, está programada para acontecer em sete de fevereiro de 2016, no Levi's Stadium, em Santa Clara, Califórnia, onde será conhecido o campeão da temporada 2015 da NFL.

A cidade-sede e o estádio dos Super Bowls 50 e LI foram anunciados em 2013. É o primeiro Super Bowl na Califórnia desde o Super Bowl XXXVII, e o primeiro em San Francisco desde o Super Bowl XIX.

Este jogo já está sendo chamado de "Golden Super Bowl", pois será realizado em Golden State, Califórnia. Além disso, é o estádio onde o San Francisco 49ers manda suas partidas. O time foi assim denominado em homenagem aos mineiros que trabalharam na Califórnia durante a Corrida do Ouro (Gold Rush). Por fim, há uma tradição nos Estados Unidos: o quinquagésimo aniversário é popularmente chamado de "aniversário dourado".

Pela tradição da NFL, o jogo deveria ser chamado Super Bowl L, mas a entidade que organiza a competição decidiu não utilizar a tradicional numeração romana para este Super Bowl, devido às dificuldades gráficas no desenvolvimento de uma logomarca visualmente atraente com a letra "L".

Assim, esta edição utilizará números arábicos. A numeração romana voltará a ser utilizada no Super Bowl LI. De acordo com Jaime Weston, o vice-presidente de marcas e criação da NFL, o principal motivo para a mudança foi a dificuldade de desenvolver uma logomarca para o jogo.

A NFL utiliza o mesmo padrão gráfico para o desenvolvimento dos logotipos desde o Super Bowl XLV, porém, apenas a letra "L" não ficava esteticamente atraente.

Além desta mudança, o número arábico "50" será representado com algarismos dourados, atrás do Vince Lombardi Trophy, ao invés de utilizar números prateados abaixo do troféu.

Conforme os contratos de direitos de transmissão entre as emissoras NBC, Fox e CBS, e a National Football League, o Super Bowl 50 será televisionado pela CBS. Cada comercial de 30 segundos será cotado a 5 milhões de dólares cada um, o mais caro da história do Super Bowl, além de uma "simbologia numérica", pela edição de número cinquenta da partida.

Postar um comentário