Por que a final da National Football League se chama Super Bowl?

NFL Super Bowl Logo
O Super Bowl é o jogo que decide o campeão da temporada da NFL (National Football League), a principal liga de futebol americano dos Estados Unidos.

Disputado desde 1967, é o maior evento esportivo e a maior audiência televisiva dos Estados Unidos, assistido anualmente por centenas de milhões de pessoas na América do Norte e em todo o mundo. Em nível mundial, é o segundo em audiência, perdendo apenas para a final da Liga dos Campeões da UEFA.

É também o evento que apresenta a publicidade mais cara da televisão: patrocinadores desembolsam pequenas fortunas para exibirem suas propagandas no intervalo da partida.

O Super Bowl também é o dia que tem o segundo maior consumo de comida nos Estados Unidos, só atrás do Dia de Ação de Graças.

A estádio-sede do evento é escolhido previamente pela NFL. Mesmo se o time da cidade participar da final, o local da partida não é alterado.

Mas por que exatamente o jogo se chama "Super Bowl"?

Para entender o motivo, é necessário entender a história da competição, tanto nos âmbitos profissional como universitário.

A National Football League (NFL), desde sua criação, nos anos 1920, teve que disputar a atenção com diversas ligas rivais, e sempre se sobressaiu a elas, até 1960.
American Football League (AFL) Logo
A American Football League (AFL) foi formada naquele ano, e conseguiu atrair muitos times, jogadores e fãs, a ponto de dividir o mercado da bola oval com a NFL.

Antes do início da temporada 1966, a NFL e a AFL chegariam a um acordo de junção das mesmas, com o objetivo de formar uma única liga. A conclusão do processo seria na temporada 1970.

Como parte do acordo, criou-se uma partida, na qual os campeões de ambas as ligas existentes se enfrentariam, para decidirem quem seria o grande campeão da temporada.

Após 1970, cada liga existente antes do acordo de fusão continuaria a existir, mas seria chamada de "conferência". Assim, a grande final do futebol americano seria disputada entre os campeões das duas conferências.

No futebol americano universitário (college football), são realizadas partidas pós-temporada entre equipes de diversas faculdades dos Estados Unidos. O primeiro jogo deste tipo foi disputado em 1902, em Pasadena, Califórnia. O "Tournament East-West Football Game" era parte do Pasadena Tournament Of Roses.
Rose Bowl Stadium 1968 Aerial Photo
Em 1923, a partida começou a ser disputada em um novo estádio. Devido aos fatos de que o jogo era parte do Tournament Of Roses, e do estádio possuir a forma de uma tigela, cuja tradução para o inglês é "bowl", este local recebeu o nome "Rose Bowl Stadium".

A partir de então, esta partida passou a se chamar "Rose Bowl Game". Com a popularidade do jogo, várias partidas pós-temporada do futebol americano universitário receberam denominações semelhantes.

Em Miami, a partida se chamaria "Orange Bowl". Em New Orleans, o jogo foi denominado "Sugar Bowl". Já em El Paso, Texas, o encontro se chamou "Sun Bowl". E em Dallas, o evento denominou-se "Cotton Bowl".

Os filhos de Lamar Hunt, na época, proprietário do Kansas City Chiefs, participante da AFL, tinham um brinquedo chamado "Super Ball", uma novidade na época.

Durante uma das reuniões que tratavam da junção da NFL com a AFL, Hunt teve um instante de inspiração, quando se lembrou do nome do brinquedo, e sugeriu que o nome da partida final se chamasse "Super Bowl".

Em 25 de julho de 1966, Lamar escreveu a Pete Rozelle, comissário da NFL: "eu disse aquilo brincando, claro que o nome pode ser outro, podemos pensar nisso juntos".

Ficou decidido que seria adotado o nome "AFL-NFL Championship Game" para a grande final. No entanto, a mídia especializada já estava usando intensamente o nome "Super Bowl".

Depois que a primeira final entre as duas ligas (que se tornariam conferências) foi disputado, qualquer grande partida do calendário do futebol americano passou a usar o termo "Bowl". O brinquedo que deu origem ao nome da partida mais importante da NFL está exposto no Pro Football Hall Of Fame, em Canton, Ohio.

Só na terceira edição da partida entre os campeões da NFL e da AFL, em 1969, o nome "Super Bowl" foi adotado oficialmente. Em 1970, quando a junção entre ambas estaria concluída, seria a primeira vez que números romanos eram usados no lugar dos algarismos arábicos do ano em questão. Assim, em vez de "Super Bowl 1970", o nome do evento seria chamado "Super Bowl IV".
Super Bowl I Vince Lombardi Trophy Green Bay Packers
Depois que o Green Bay Packers venceu os dois primeiros Super Bowls, alguns proprietários de equipes ficaram com receio do futuro da competição, que surgiria com a união das duas ligas, e da competitividade dos times da AFL contra os rivais da NFL.

A vitória do New York Jets, pertencente à American Football League, sobre o Baltimore Colts, no Super Bowl III, em Miami, e a conquista do Super Bowl IV por parte do Kansas City Chiefs, da AFL, ao derrotar o Minnesota Vikings, da NFL, pelo placar de 23 a 7, puseram fim a quaisquer dúvidas.

A partir do final da temporada de 1970, as duas ligas se tornariam conferências. Os antigos participantes da AFL, mais três times da NFL, o Baltimore Colts, o Pittsburgh Steelers e o Cleveland Browns, formariam a American Football Conference (AFC). Já os membros restantes da NFL constituiriam a National Football Conference (NFC).

A fórmula de disputa do Super Bowl continuaria a mesma: cada conferência realiza uma competição entre seus participantes, e o campeão de cada uma conquista o direito de disputar a partida mais importante do futebol americano.
Vince Lombardi, Green Bay Packers Coach
"Winning isn’t everything, it’s the only thing." Vince Lombardi
A equipe vencedora do Super Bowl recebe o troféu Vince Lombardi, chamado assim em homenagem ao técnico do Green Bay Packers, que venceu os dois primeiros Super Bowls e três dos cinco últimos campeonatos da antiga NFL, em 1961, 1962, e 1965, e morreria em 03 de setembro de 1970, vítima de câncer colorretal.

O primeiro time a conquistar o Vince Lombardi Trophy foi o Baltimore Colts, após conquistar o Super Bowl V, em Miami.

Postar um comentário