Conheça o JAD, carro elétrico feito artesanalmente em Lajeado, Rio Grande do Sul

JAD, carro elétrico feito artesanalmente em Lajeado, Rio Grande do Sul
Com pouco de mais de um metro de largura e menos de três metros de comprimento, o carro elétrico JAD, criado por João Alfredo Dresch, possui custo de rodagem de cerca de R$ 0,10 por quilômetro.

A ideia para construir o carro surgiu durante uma viagem à Itália, em 2009, ao ver alguns carros elétricos. Dresch aproveitou para visitar fábricas e, mesmo sem conseguir detalhes de construção nem ter formação superior específica, decidiu criar o seu veículo movido à propulsão elétrica.

"Decidi que queria um carro elétrico compacto para uso próprio. Pedi ajuda a um amigo engenheiro e outro mecânico e, em quase um ano, terminamos o carro", conta Dresch, que já foi apelidado de "Henry Ford do Vale do Taquari".

Um molde em tamanho real foi feito de papelão, depois em madeira, após, revestido de fibra, e ganhou estrutura de aço. "Quando ficou pronto, fui entrar no carro e não consegui. A porta tinha ficado pequena. Tivemos de cortar a parte da frente e aumentar o comprimento em uns quinze centímetros", relembra o inventor.

Com investimento total de R$ 40 mil, no final de 2010, o modelo estava pronto, pintado em "vermelho tangerina", coloração denominada assim por Dresch. Tinha farolete de moto pequena, espelho de caminhão cortado ao meio e catorze baterias de jet ski, carregáveis em qualquer tomada de 110 ou 220 volts. Ao custo de R$ 2,00, uma carga de duas horas rende até 200 km de autonomia.

Os bancos, que eram de um Chevrolet Meriva sinistrado em um acidente com capotamento, foram revestidos em couro vermelho e branco. As portas não possuem maçanetas, são abertas por controle remoto. O motor elétrico, que produz 5 CV de potência máxima, é capaz de levar os 295 kg do JAD aos 70 km/h de velocidade máxima. Como o veículo não polui, é isento de IPVA.

"Esse aqui tu estacionas em qualquer lugar, porque ocupa o espaço de uma moto no estacionamento oblíquo e cabem três no lugar de uma vaga de carro tradicional", relata João.



JAD, carro elétrico feito artesanalmente em Lajeado, Rio Grande do Sul
Quatro anos depois do primeiro protótipo, inventores aprimoraram o veículo, mas continuam atrás de investidores

Com aparência mais esportiva e com o prata substituindo o antigo "vermelho tangerina", o JAD2 ficou maior, em vez de 1,95 metro de comprimento, o veículo de dois lugares tem 2,5 metros, mas continua com 1,20 metro de altura e 1,05 metro de largura. A mudança tem como objetivo facilitar futuras adaptações de baterias, já que a tecnologia se renova a cada ano.

O carro também ganhou motor mais potente, vindo de uma empresa de Santa Catarina, e caixa de câmbio, com desenvolvimento próprio. Outros detalhes e modificações são guardados a sete chaves.

Com o novo protótipo pronto, os empreendedores, que já abriram a empresa Precede Automotive, com sede em Teutônia, no Vale do Taquari, estão na fase de estudo de viabilidade econômica. Depois disso, o próximo passo é escolher quais serão os investidores, pois não foram poucos os interessados, inclusive do exterior, que procuraram os desenvolvedores desde o início de 2014. O invento ganhou as páginas das principais publicações do setor automotivo do Brasil, e foi parar, ao vivo, no programa "Mais Você", de Ana Maria Braga, da Rede Globo.

O trabalho de gestão do novo projeto está sendo desenvolvido em Teutônia, enquanto a equipe de engenharia e desenvolvimento está sediada em Caxias do Sul, na Serra, com ajuda da Incubadora Tecnológica da universidade local, a UCS. O município que sediará a futura fábrica, no entanto, ainda não foi definido, pois depende do estudo de viabilidade e da definição do investidor.

Ficha técnica

Tamanho: 1,20 metro de altura, 1,05 metro de largura e 2,50 metro de comprimento
Peso: 295 kg
Capacidade: duas pessoas
Motor: elétrico, 5 CV de potência, com rolamento especial
Velocidade máxima: 70 km/h
Freios: a disco nas quatro rodas
Alimentação: 14 baterias de gel, vida útil de até cinco anos
Autonomia: até 200 km/h para uma carga de duas horas
Câmbio: não possui, marcha a ré por um botão, que inverte a polaridade do motor
Custo de rodagem: cerca de R$ 0,10 por quilômetro
Valor: entre 15 e 18 mil reais

Postar um comentário