Everything Is A Remix: Parte 2 - Remix Inc.

Everything is a Remix Parte 2 [legendado] Video Thumbnail
"To show how copying is an element of creativity, and in one way or another, we all copy". O diretor canadense Kirby Ferguson revelou os segredos dos mágicos da cultura pop, através de um documentário, publicado no site GoodieBag.tv.

A segunda parte mostra as reutilizações no cinema: a atual quantidade de adaptações, sequências e refilmagens que fazem da produção de quaisquer filmes famosos, e até mesmo alguns independentes, um filme padronizado, de gênero, com elementos em comum, cuja modificação é vital para a continuidade. Exemplos disso são as trilogias "Piratas do Caribe", "Star Trek", "Sexta-Feira 13" e "James Bond 007",

O revolucionário "Avatar", mundialmente comparado a "Pocahontas", e com um padrão comparável a "Star Wars". A partir do site Star Wars Origins, Ferguson mostra que a divisão da história de George Lucas se baseia no livro "O Herói de Mil Faces", de Joseph Campbell, referência fundamental de muitos roteiristas, por mostrar que toda jornada de um herói tem muito das mitologias milenares.

O vídeo ainda mostra a influência de ou referência a outros filmes, uma prática cada vez mais frequente nos filmes atuais, somada à facilidade de acesso à cinematografia que o digital e a internet possibilitam.

O cineasta mostrado como exemplo é Quentin Tarantino. Para expor as centenas de referências nos filmes, os fãs de Tarantino criaram o The Quentin Tarantino Archives, do qual Kirby se utilizou para mostrar "Kill Bill".

Parte 1 - The Song Remains The Same
Parte 2 - Remix Inc.
Parte 3 - The Elements Of Creativity
Parte 4 - System Failure
Bônus - Embracing The Remix

Postar um comentário