BioBot 20: faça biodisel em casa usando óleo de cozinha usado

Biobot 20 Table Top Processor
Se você é europeu, possui um veículo movido a diesel e se assusta com o preço do combustível cada vez que para no posto para completar o tanque, saiba que existe um produto que promete que você tenha um poço de petróleo em potencial na sua cozinha.

Trata-se do BioBot 20, equipamento que recicla óleo de cozinha usado e o transforma em biodiesel pronto para abastecer o tanque do seu veículo.

O BioBot 20 e um processador de mesa, que converte resíduos de óleo doméstico, e ajuda pequenos produtores a refinar seus óleos vegetais em excesso de ácido gordo metil éster (FAME), através de um processo conhecido como a conversão de transesterificação.

O BioBot possui mais alguns processadores de óleo vegetal em sua linha de produtos, o BioBot 150 e o BioBot 75. O número no nome do produz faz alusão à capacidade máxima em litros de óleo por processamento.

O óleo é colocado dentro da câmara de reação, onde ele aquece, ao mesmo tempo em que o usuário o agita dentro do equipamento, com um misturador de mão.

Uma vez aquecido, o óleo é testado com um kit fornecido, para ver se ele contém a quantidade certa de ácidos gordos livres, bem como determinar a quantidade certa de catalisador de hidróxido de sódio necessário.

O catalisador é, então, adicionado a quatro litros de metanol anidro, e mistura-se até que se dissolva e forme metóxido de sódio, que é armazenado num tanque, e bombeado para dentro da câmara de reação.

O óleo é novamente aquecido e agitado, levando de 12 a 24 horas para ser processado. A glicerina acumulada no fundo do tanque é drenada. O restante contido no tanque é composto de biodiesel, que pode ser adicionado ao tanque de combustível de seu carro.

Para efetuar a limpeza do BioBot 20, há um pulverizador de água no topo do tanque, para lavar a câmara de reação e limpar as válvulas.

O custo integral do BioBot gira em torno de 655 dólares. A economia gerada pelo BioBot 20 depende da quantidade de tempo que o dono dedicar para criar seu próprio combustível e quanto oléo sua casa produz. Quatro litros de metanol, necessários para o refinamento, custam 3,50 dólares, e o hidróxido de sódio, 50 centavos de dólar.

Um rendimento de 15 litros de óleo vegetal vai gerar num custo de 26 centavos de dólar por litro, melhor do que os preços atuais do combustível, e ambientalmente mais sustentável, já que reutiliza o óleo vegetal, ao invés de ser descartado na natureza.

Postar um comentário