Gas Gas Cami EC 250F


A marca espanhola Gas Gas, fabricante de motocicletas para trilhas e fora-de-estrada da região da Catalunha, em Girona, próximo a Barcelona, apresentou no Brasil seu novo lançamento mundial, a Cami EC 250F.

Desenvolvida durante três anos, a pedido do Grupo Celeghini, distribuidor da marca no Brasil desde 2007, a motocicleta para atender a um expressivo segmento de praticantes fora-de-estrada, um esporte em ascensão, graças a um mercado intermediário, que requer um equipamento mais evoluído, porém, forte e de baixa manutenção.

O nome da nova motocicleta, Cami, em catalão, quer dizer "caminho" e foi sugestão do distribuidor brasileiro. A Cami 250 vai chegar ao mercado nacional em janeiro, via importação, mas será nacionalizada posteriormente. A partir de 2015, uma nova planta vai ser construída no Brasil para atender também aos mercados da América do Sul.

O novo modelo também poderá ser comercializado na Europa e em outros mercados, inaugurando um novo ciclo na montadora, inclusive com a criação de uma família Cami, com modelos e cilindradas distintas. O motor da nova moto é de quatro tempos, 249,6 cm³ de capacidade cúbica, refrigeração a água, quatro válvulas e potência de 28,5 CV.

Produzido em Taiwan, o propulsor é retrabalhado pela Gas Gas na Espanha, recebendo um carburador Dellorto de 34mm. A partida é elétrica, mas não dispensa o pedal. O quadro é deltabox em aço cromo-molibidênio, com arquitetura herdada dos badalados e consagrados modelos de competição da marca.

O motor responde bem, com boas retomadas. O câmbio de seis marchas é bastante preciso. A suspensão traseira, em balança de seção retangular, é do tipo mono, com amortecedor Sachs, regulável na pré-carga, retorno e compressão, com 220 mm de curso, compatível.

O escapamento também é de competição, mas conserva um grande abafador, assim como partes em plástico inquebrável. O farol fica dentro de uma capa, na qual se coloca o número do piloto. Não existe painel de instrumentos. Nem mesmo há a disponibilidade um pequeno hodômetro, essencial em provas de enduro.

O banco, quase plano, permite boa movimentação, e a altura de 900 mm do solo não é problema. As aletas laterais de proteção do radiador são muito largas, tornando-se também mais vulneráveis, além de deixar os joelhos mais abertos. O tanque de combustível comporta 6,3 litros e o peso a seco é de 110 kg.

A suspensão dianteira é telescópica convencional, não invertida, com tubos de apenas 37 mm de diâmetro e 195 mm de curso, e não há possibilidade de regulagens, mas haverá uma opção de uma suspensão dianteira mais sofisticada e eficiente, com acréscimo no preço.

As rodas são de alumínio, com aros de diâmetro de 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira. Os freios são a disco, com diâmetro de 220 mm com pinça de duplo pistão na dianteira e 185 mm de diâmtetro com pinça de pistão simples na traseira. O preço sugerido é de R$ 17.800.

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